Da RedaçãoTudo

Cantor franco-armênio Charles Aznavour morre aos 94 anos

O mundo da música e das artes chora a morte do cantor e ator Charles Aznavour, enquanto os armênios se despedem de um grande compatriota. Com uma carreira de mais de 8 décadas, o franco-armênio vendeu mais de 100 milhões de discos, além de participação em mais de 60 filmes, mas nunca esqueceu suas origens.

Em março de 2017, Aznavour esteve no Brasil para shows no Rio e em São Paulo. Em agosto do mesmo ano ele ganhou a Estrela com seu nome na Calçada da Fama em Hollywood (EUA).

Aznavour representando os armênios em Congresso de Genebra

Filho de pais armênios nascido em Paris como Shahnour Vaghinagh Aznavourian, ele representou o povo armênio em diversas ocasiões, como durante a manifestação de armênios em frente ao Senado francês. Posteriormente, Aznavour também assumiu o cargo de Embaixador da Armênia na Suíça, país no qual residiu, além de ser o representante da Armênia na Organização das Nações Unidas.

Na ocasião do terremoto de Spitak em dezembro de 1988, Aznavour criou uma fundação que levou o seu nome para angariar donativos e organizar a ajuda que seria enviada para a Armênia, para socorrer os quase 50 mil mortos e 130 mil feridos na cidade do norte do país.

O cantor gravou a canção Pour Toi, Arménie (Para ti, Armênia), cuja renda de sua comercialização foi revertida para os vitimados pelo abalo sísmico.

Charles Aznavour faleceu na madrugada desta segunda-feira (1º) enquanto dormia. Ele estava em sua casa em Alpilles, sul da França, após regressar de uma turnê no Japão. A causa da morte não foi divulgada. Sua morte deixa um vazio nos armênios e no universo da arte e da música.

Sobre o autor

Artigos

Jornalista de formação, é editor-chefe do site Estação Armênia.
Matérias Relacionadas
Da Redação

Charles Aznavour ganhará estrela na Calçada da Fama de Hollywood

Há alguns dias estava lendo em um site de armenidades que o lendário…
Leia mais
Da RedaçãoTudo

Décima edição do Festival de Cinema "Golden Apricot" tem início em Yerevan

Entre os dias 7 e 14 de julho acontece a 10ª edição do Festival Internacional de Cinema Golden…
Leia mais
EventosTudo

Charles Aznavour volta ao Brasil para única apresentação

O cantor franco-armênio Charles Aznavour (nascido em 1924 em Paris, com o nome de Chahnourh…
Leia mais

Deixe um comentário