Home Da Redação Com renúncia compulsória de Dom Vartan, Pablo Hakimian é o novo Bispo Católico Armênio da América Latina

Com renúncia compulsória de Dom Vartan, Pablo Hakimian é o novo Bispo Católico Armênio da América Latina

0
0

(Por Jonas Véras, de São Paulo)

O Papa Francisco nomeou no início deste mês de julho o Monsenhor Pablo Hakimian para o Cargo de Bispo da Diocese de Buenos Aires e Exarca para os Armênios Católicos da América Latina.

Hakimian, 64 anos, ocupava o cargo de pároco da Catedral de Nossa Senhora de Narek em Buenos Aires (Argentina) e substituirá Dom Vartan Waldir Boghossian, brasileiro, que ficou a frente da diocese por 37 anos e solicitou a renuncia obrigatória por idade.

 

Dom Vartan Boghosian (esq) e Dom Pablo Hakimian

 

O Exarcado Apostólico Armênio para a América Latina foi criado em 1981 pelo Papa João Paulo II que nomeou Vartan Boghossian como o primeiro exarca. Em 1989 a Argentina foi separada do Exarcado e elevada a Eparquia (diocese) com o Título de São Gregório de Narek, o Exarca Dom Vartan Boghossian passou então a ocupar o título de Bispo da Diocese de Buenos Aires e Exarca armênio católico da América Latina.

Em 2015 o Bispo e Exarca Dom Vartan Boghossian solicitou a sua obrigatória renúncia canônica que foi acolhida pelo Papa Francisco no dia 3 de julho 2018 quando completou-se 37 anos da nomeação episcopal de Boghossian

“Sou grato por toda a ajuda oferecida em meu ministério por parte dos meus sacerdotes, os atuais e os que já trabalharam na América Latina. Agradeço aos Eclesiásticos e Responsáveis das demais Igrejas e Instituições Armênias, pela colaboração e apreço recebidos em tantos anos de convivência frutuosa” agradeceu Boghossian em comunicado oficial.

A consagração Episcopal do Arcipreste Pablo Hakimian ocorrerá em Roma no dia 29 de setembro de 2018, na presença do Catolicós-Patriarca Gregório Pedro XX.

 

Abaixo, veja o vídeo publicado recentemente por Dom Vartan entrevistando Hakimian:

 

 

Sobre Pablo Hakimian

Pablo Hakmian nasceu no dia 11 de novembro de 1953, na cidade do Cairo, Egito, e em 1967, aos 13 anos, chegou a Buenos Aires com a mãe e os irmãos onde juntaram-se aos avós maternos e tios. Durante a adolescencia trabalhou no comércio local, e após o término dos colegial, trabalhou no Banco Boston de Buenos Aires.

Em 1976 decidiu seguir a vida sacerdotal e ingressou no Pontifício Seminário Armênio Levonian de Roma onde estudou a Liturgia armênia e frequentou a Universidade São Thomas de Aquino onde estudou Filosofia e Teologia com especialização em Pastoral Social.

No dia 14 de agosto de 1981 foi ordenado Sacerdote na Catedral Armênia de Nossa Senhora de Narek em Buenos Aires durante a festa da Assunção de Nossa Senhora e retornou a Roma para continuar sua especialização.

Em 1982 voltou a Buenos Aires e ocupou o cargo de Vice Pároco da Catedral Armênia de Nossa Senhora de Narek e em 1985 foi enviado a São Paulo onde atuou como Pároco na Igreja de São Gregório Iluminador.

Durante esse período, o padre Hakimian acompanhou o então Bispo Dom Vartan Boghossian em viagens pastorais às comunidades armênias da América Latina.

Em 2002 foi eniviado ao Egito onde atuou por 9 meses como administrador patriarcal da Eparquia Armênia do Egito.

Desde março de 2005, Hakimian ocupava o cargo de Pároco da Catedral Armênia de Nossa Senhora de Narek, além de Capelão do Colégio Mekhitarista de Buenos Aires.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *