Da RedaçãoTudo

Com renúncia compulsória de Dom Vartan, Pablo Hakimian é o novo Bispo Católico Armênio da América Latina

(Por Jonas Véras, de São Paulo)

O Papa Francisco nomeou no início deste mês de julho o Monsenhor Pablo Hakimian para o Cargo de Bispo da Diocese de Buenos Aires e Exarca para os Armênios Católicos da América Latina.

Hakimian, 64 anos, ocupava o cargo de pároco da Catedral de Nossa Senhora de Narek em Buenos Aires (Argentina) e substituirá Dom Vartan Waldir Boghossian, brasileiro, que ficou a frente da diocese por 37 anos e solicitou a renuncia obrigatória por idade.

 

Dom Vartan Boghosian (esq) e Dom Pablo Hakimian

 

O Exarcado Apostólico Armênio para a América Latina foi criado em 1981 pelo Papa João Paulo II que nomeou Vartan Boghossian como o primeiro exarca. Em 1989 a Argentina foi separada do Exarcado e elevada a Eparquia (diocese) com o Título de São Gregório de Narek, o Exarca Dom Vartan Boghossian passou então a ocupar o título de Bispo da Diocese de Buenos Aires e Exarca armênio católico da América Latina.

Em 2015 o Bispo e Exarca Dom Vartan Boghossian solicitou a sua obrigatória renúncia canônica que foi acolhida pelo Papa Francisco no dia 3 de julho 2018 quando completou-se 37 anos da nomeação episcopal de Boghossian

“Sou grato por toda a ajuda oferecida em meu ministério por parte dos meus sacerdotes, os atuais e os que já trabalharam na América Latina. Agradeço aos Eclesiásticos e Responsáveis das demais Igrejas e Instituições Armênias, pela colaboração e apreço recebidos em tantos anos de convivência frutuosa” agradeceu Boghossian em comunicado oficial.

A consagração Episcopal do Arcipreste Pablo Hakimian ocorrerá em Roma no dia 29 de setembro de 2018, na presença do Catolicós-Patriarca Gregório Pedro XX.

 

Abaixo, veja o vídeo publicado recentemente por Dom Vartan entrevistando Hakimian:

 

 

Sobre Pablo Hakimian

Pablo Hakmian nasceu no dia 11 de novembro de 1953, na cidade do Cairo, Egito, e em 1967, aos 13 anos, chegou a Buenos Aires com a mãe e os irmãos onde juntaram-se aos avós maternos e tios. Durante a adolescencia trabalhou no comércio local, e após o término dos colegial, trabalhou no Banco Boston de Buenos Aires.

Em 1976 decidiu seguir a vida sacerdotal e ingressou no Pontifício Seminário Armênio Levonian de Roma onde estudou a Liturgia armênia e frequentou a Universidade São Thomas de Aquino onde estudou Filosofia e Teologia com especialização em Pastoral Social.

No dia 14 de agosto de 1981 foi ordenado Sacerdote na Catedral Armênia de Nossa Senhora de Narek em Buenos Aires durante a festa da Assunção de Nossa Senhora e retornou a Roma para continuar sua especialização.

Em 1982 voltou a Buenos Aires e ocupou o cargo de Vice Pároco da Catedral Armênia de Nossa Senhora de Narek e em 1985 foi enviado a São Paulo onde atuou como Pároco na Igreja de São Gregório Iluminador.

Durante esse período, o padre Hakimian acompanhou o então Bispo Dom Vartan Boghossian em viagens pastorais às comunidades armênias da América Latina.

Em 2002 foi eniviado ao Egito onde atuou por 9 meses como administrador patriarcal da Eparquia Armênia do Egito.

Desde março de 2005, Hakimian ocupava o cargo de Pároco da Catedral Armênia de Nossa Senhora de Narek, além de Capelão do Colégio Mekhitarista de Buenos Aires.

Matérias Relacionadas
EventosTudo

Paróquia Católica Armênia realiza Festa de São Gregório Iluminador

Uma das mais tradicionais festas juninas da coletividade armênia da cidade de São Paulo, a Festa…
Leia mais
Eventos

Palestra com D. Vartan Boghossian: Bastidores do reconhecimento do Genocídio Armênio pelo Papa Francisco

Dom Vartan Waldir Boghossian, conta a história emocionante do reconhecimento do genocídio pelo…
Leia mais
Onnig Comenta

Artigo de outubro de Onnig Tamdjian: Um pouco de muita Armenidade

Durante essas últimas semanas fomos bombardeados com as notícias do Rock in Rio e a presença da…
Leia mais

Deixe um comentário