Home Da Redação Estátua de Aram Manoukian é inaugurada na Praça da República de Yerevan

Estátua de Aram Manoukian é inaugurada na Praça da República de Yerevan

0

Via Asbarez

Centenas de pessoas compareceram à Praça da República em Yerevan, capital da Armênia, na tarde desta terça-feira (17), para a inauguração da tão aguardada estátua de Aram Manoukian, líder da Federação Revolucionária Armênia que se tornou o Premiê da Primeira República da Armênia, declarada em 28 de maio de 1918.

O atual Primeiro-Ministro Nikol Pashinyan, o Presidente Armen Sarkissian e Sua Santidade Karekin II, Catholicos de todos os armênios, além de membros da FRA, estiveram presentes à cerimônia.

Em declarações dadas ao pé da estátua, Pashinyan saudou Manoukian como o “maior apóstolo da história moderna da Armênia”, dizendo que seu antecessor da Primeira República tinha esculpido vitórias à partir de derrotas e semeou sua missão de organizar a nação armênia para um estado após 600 anos de vida sob o domínio estrangeiro (otomano).

Pashinyan, que foi alçado pela população ao cargo de Primeiro-Ministro, após a renúncia de Serzh Sargsyan em abril passado, em decorrência da Revolução de Veludo, ainda disse que “Aram Manoukian andava na mesma rua onde a multidão havia se reunido” e prometeu ser guiado por seus princípios no avanço e fortalecimento da moderna República da Armênia.

Após a cerimônia, o presidente Armen Sarkissian colocou flores ao pé da estátua, junto de Sua Santidade Karekin II, e em seguida se juntaram à multidão presente à cerimônia.

Veja o vídeo:

Armen Kevork Pamboukdjian Editor-chefe e redator do site Estação Armênia. Nascido na capital paulista, é formado em Jornalismo pela Universidade Nove de Julho, em skate pela faculdade das ruas e em causa armênia pela escola da luta e resistência.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *