Home Baú Armênio Baú Armênio: O armênio que sobreviveu ao naufrágio do Titanic

Baú Armênio: O armênio que sobreviveu ao naufrágio do Titanic

0

Via News.am

Entre os muitos imigrantes a bordo do Titanic, havia pelo menos um armênio sobrevivente do genocídio

A emissora canadense de televisão CBC exibiu o filme “Titanic: os sobreviventes canadenses” sobre o célebre naufrágio. Um dos episódios é dedicado ao armênio-canadense Neshan Krekorian, narrado pelo seu neto Van Solomonian.

O pai de Neshan Krekorian’s o aconselhou a começar uma nova vida no Canadá – bem longe das perseguições aos armênios que naquele momento ocorriam no leste da Turquia. Krekorian comprou uma passagem na 3ª classe do Titanic para partir rumo ao seu recomeço no Canadá.

De acordo com Solomonian, seu avô não carregava nada mais do que as roupas do corpo e uma pequena mala. Ele fazia parte do grupo de passageiros que falava muito pouco ou nada de inglês.

Krekorian disse que quando aconteceu o acidente, houve uma pane elétrica e o pânico se instaurou nos passageiros, mas logo depois as pessoas começaram a se acalmar. Neshan conta não ter visto o iceberg, mas apenas alguns pedaços de gelo na água. Inicialmente, eles usaram machados para abrir um caminho para bombordo. O armênio também disse que os passageiros da primeira e segunda classes tiveram prioridade na hora de serem socorridos. Neshan lembra também como os marinheiros morriam de fome, mas ele conseguiu sobreviver.

Ele nunca dizia que testemunhou o naufrágio do Titanic. Geralmente, ele falava muito pouco do acidente. Provavelmente ele foi escolhido pelo destino para sobreviver e mais tarde chamar os seus irmãos para irem para o Canadá e também recomeçarem suas vidas longe da desolação da Turquia, conforme acredita seu neto.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *