Home Da Redação Câmara Municipal de São Paulo rende importante homenagem aos Mártires Armênios de 1915

Câmara Municipal de São Paulo rende importante homenagem aos Mártires Armênios de 1915

Na noite da última terça-feira, dia 26 de abril, os 101 anos do Genocídio Armênio foram recordados pela Casa Legislativa da Cidade de São Paulo por iniciativa do Vereador Gilberto Natalini e do Conselho Nacional Armênio do Brasil (CNA – Brasil). O ato foi realizado no Salão Nobre do Palácio Anchieta e contou com a presença de importantes representantes da comunidade e da sociedade civil em geral.

destaque

Entre os presentes destacam-se os vereadores Ari Friedenbach e Jamil Murad, o Cônsul Geral da Federação Russa Konstantin Kamenev, além do ex-senador e ex-secretário municipal dos Direitos Humanos Eduardo Matarazzo Suplicy.

O ato teve a participação da banda da ONG Casa dos Curumins, importante entidade de apoio aos jovens que entoaram os hinos do Brasil e da Armênia rendendo homenagem a luta do povo armênio e emocionando todos os presentes (assista abaixo).

A participação do Coral Vahakn Minassian da SAMA – Clube Armênio, regido pelo maestro Alexey Kurkdjian, trouxe a rica cultura armênia representando a luta pela preservação da identidade e resistência dos armênios mesmo depois do genocídio.

nataliniMais uma vez o grupo de rap Crônica, que compôs e gravou a música “A Causa Armênia” para divulgar a questão do genocídio armênio no ano do centenário em parceria com o CNA – Brasil, trouxe a sua voz de protesto lutando pelo reconhecimento do genocídio armênio e foi homenageado por Natalini e o CNA.

A mesa dos trabalhos contou com a presença do Sr. Achot Galoyan – Excelentíssimo Embaixador da República da Armênia no Brasil -, o Bispo Nareg Berberian -Primaz Titular da Igreja Apostólica Armênia do Brasil -, Bispo D. Vartan Boghossian – Exarca Armênio Católico para América Latina -, Kevork Zadikian, Presidente do CNA-Brasil, Anahid Rizian Bogiatzian – Representante do CNA- América do Sul-, Dr. Everton Zadikian – representando o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil-, além do Grão Mestre Alexandre Hamparian – representando a Grande Oriente Brasil.

Em suas palavras o Embaixador Galoyan ressaltou a importância de atos desse porte para fortalecer a luta dos armênios e selar perante a comunidade internacional que a nação Armênia, diáspora e República da Armênia, está pronta para colaborar com um futuro próspero e de paz.

Em nome da F.R.A. – Federação Revolucionária Armênia – Tashnagtsutiun, o Prof. James Onnig Tamdjian lembrou que a tragédia e a injustiça continuam com ataques aos armênios na Síria e a violência da guerra iniciada pelo governo do Azerbaijão contra a população armênia em Nagorno Karabakh.

Ao encerrar o ato o Vereador Natalini lembrou que foi um preso político, torturado pela ditadura brasileira e que jamais esqueceu seu compromisso com as causas justas como a Causa Armênia e a promoção da cultura da paz (veja abaixo).

Veja o álbum com as fotos do evento, abaixo:

Armen Kevork Pamboukdjian Jornalista de formação, é editor-chefe do site Estação Armênia.

Deixe um comentário