Home Da Redação Vândalos destroem cemitério armênio em Baku (Azerbaijão)

Vândalos destroem cemitério armênio em Baku (Azerbaijão)

0

Via: Panorama.am – Tradução: Sarkis Kalaidjian

Vândalos atacaram um cemitério cristão ortodoxo no município Sabunchi, em Baku, capital do Azerbaijão, na noite de 5 de junho.

Baku-cemetery
Cemitério armênio de Narimani, localizado em Baku (Azerbaijão) destruido em 2013

De acordo com uma carta enviada ao Voskanapat.info, lápides de sepulturas individuais foram destruídas, bem como as lápides de “sepulturas em massa “.

De acordo com policiais, as lápides (20 no total), haviam sido quebradas e retiradas do cemitério na noite do dia 5. Quando perguntado sobre quem poderiam ter sidos os responsáveis, segundo eles, “possivelmente aqueles que estão interessados nas lápides.”

O cemitério em Sabunchi é parte de um grande parque memorial. É o mais recente alvo de uma série de ataques a cemitérios cristãos no Azerbaijão nos últimos anos.

Em novembro de 2013, sites da internet de língua russa no Azerbaijão divulgaram a destruição do maior cemitério russo-armênio cristão do Azerbaijão, o cemitério Narimani, localizado em Baku. No local foram construidos prédios reidenciais. Mais tarde, descobriu-se que as lápides do cemitério Narimani foram removidas e utilizadas em projetos de construção no assentamento Rasulzade em Baku.

Em 2014, o portal de notícias do Azerbaijão Minval.az recebeu uma carta de moradores do distrito Baku Khazar que escreviam sobre a terrível situação do cemitério ortodoxo em Bina. Segundo a carta, o cemitério parecia mais do que deprimente; os moradores relataram na época que o cemitério  praticamente havia transformado-se em um depósito de lixo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *