Home Da Redação Fórum cultural estudantil do Hamazkayin na Armênia em mais uma edição

Fórum cultural estudantil do Hamazkayin na Armênia em mais uma edição

Entre os dias 19 de julho e 4 de agosto será realizado um dos mais importantes eventos culturais armênios. Trata-se do Fórum Cultural Estudantil de verão do Hamazkayin que congrega centenas de jovens da diáspora para discutir e estudar a milenar cultura armênia.

Screen Shot 2014-07-11 at 2.59.51 PMA Associação Cultural e Educacional Hamazkayin, criada em 1928, é uma organização idealizada por intelectuais e ativistas armênios que viviam no Egito no período logo após o genocídio e a sovietização da Armênia. Entre eles destacavam-se teatrólogos, sociólogos, filósofos, cientistas e escritores, tais como Levon Shant, Nigol Aghpalian, Vahan Navasartian, Dr. Hamo Ohanjanian, Kasbar Ipegian, Sdepan Yesaian, Minas Khachadourian, entre outros, cuja preocupação era manter a cultura armênia no ocidente.

Eles iniciaram uma das mais importantes obras educativas culturais de uma nação até então de refugiados.

Desde 1995, o Comitê Central do Hamazkayin organizou o fórum estudantil de verão no Líbano, e desde 2002 ele vem sendo realizado  na Armênia.

Do Brasil já participaram: em 2008 – Eduardo Raffi Nigoghosian, em 2009 – Vazken Yegenerian, que em 2010 foi monitor dos cursos, e este ano de 2014, a jovem Nairi Zadikian vai representar a filial de São Paulo.

A filial paulistana do Hamazkayin mantém hoje uma das mais importantes iniciativas culturais da coletividade que é o grupo de danças típicas armênias Kilikia, que conta com mais de 20 jovens dedicados a arte da dança armênia e que passam por treinamentos constantes com professores do exterior e também sob a direção da Professora Aline Haladjian Djanian, ela própria uma ex-participante do fórum quando ainda residia no Líbano.

O Fórum deste ano vai trazer atividades importantes como: visitas aos mais importantes centros culturais e monumentos da Armênia, palestras com professores do calibre de Claude Moutafian, professor de história da ciência da Universidade Sorbonne na França, Aram Simonian, Reitor da Universidade de Yerevan entre outros.

A troca de ideias e os objetivos comuns traçados pelos participantes dão força para luta pela preservação do patrimônio cultural armênio na Diáspora.

Nairi Zadikian terá uma sessão especial no Portal Estação Armênia para o envio constante de notícias sobre o Fórum para o Portal Estação Armênia nas próximas semanas.

Veja o cronograma do evento, clicando aqui!


flyer_2014en 

 

Deixe um comentário