Da RedaçãoTudo

Fórum cultural estudantil do Hamazkayin na Armênia em mais uma edição

Entre os dias 19 de julho e 4 de agosto será realizado um dos mais importantes eventos culturais armênios. Trata-se do Fórum Cultural Estudantil de verão do Hamazkayin que congrega centenas de jovens da diáspora para discutir e estudar a milenar cultura armênia.

Screen Shot 2014-07-11 at 2.59.51 PMA Associação Cultural e Educacional Hamazkayin, criada em 1928, é uma organização idealizada por intelectuais e ativistas armênios que viviam no Egito no período logo após o genocídio e a sovietização da Armênia. Entre eles destacavam-se teatrólogos, sociólogos, filósofos, cientistas e escritores, tais como Levon Shant, Nigol Aghpalian, Vahan Navasartian, Dr. Hamo Ohanjanian, Kasbar Ipegian, Sdepan Yesaian, Minas Khachadourian, entre outros, cuja preocupação era manter a cultura armênia no ocidente.

Eles iniciaram uma das mais importantes obras educativas culturais de uma nação até então de refugiados.

Desde 1995, o Comitê Central do Hamazkayin organizou o fórum estudantil de verão no Líbano, e desde 2002 ele vem sendo realizado  na Armênia.

Do Brasil já participaram: em 2008 – Eduardo Raffi Nigoghosian, em 2009 – Vazken Yegenerian, que em 2010 foi monitor dos cursos, e este ano de 2014, a jovem Nairi Zadikian vai representar a filial de São Paulo.

A filial paulistana do Hamazkayin mantém hoje uma das mais importantes iniciativas culturais da coletividade que é o grupo de danças típicas armênias Kilikia, que conta com mais de 20 jovens dedicados a arte da dança armênia e que passam por treinamentos constantes com professores do exterior e também sob a direção da Professora Aline Haladjian Djanian, ela própria uma ex-participante do fórum quando ainda residia no Líbano.

O Fórum deste ano vai trazer atividades importantes como: visitas aos mais importantes centros culturais e monumentos da Armênia, palestras com professores do calibre de Claude Moutafian, professor de história da ciência da Universidade Sorbonne na França, Aram Simonian, Reitor da Universidade de Yerevan entre outros.

A troca de ideias e os objetivos comuns traçados pelos participantes dão força para luta pela preservação do patrimônio cultural armênio na Diáspora.

Nairi Zadikian terá uma sessão especial no Portal Estação Armênia para o envio constante de notícias sobre o Fórum para o Portal Estação Armênia nas próximas semanas.

Veja o cronograma do evento, clicando aqui!


flyer_2014en 

 

Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário