Eventos

Video da Armênia atual, produzido por Edouard Mekhalian, é exibido em jantar da ICEASP

Na noite de sábado (22), aconteceu no salão da Igreja Central Evangélica Armênia de São Paulo o “Jantar de comidas típicas Armênias” e que foi enriquecido ainda mais com a exibição de um vídeo sobre a Armênia na atualidade,  filmado por Edouard Mekhalian, em sua recente viajem a Armênia,  e que contou com a colaboração de Norman Seraidarian na edição das imagens.

Na ocasião, estiveram presentes quase 100 pessoas, que desfrutaram de um jantar com pratos típicos variados – entre eles: Herissé, Derevê Dolma, Vosspov Pilaf, Falafel, etc – ao som de músicas armênias.

Após o jantar, teve início a apresentação do vídeo: primeiro Edouard fez uma breve explanação sobre dados geográficos da Armênia e a situação atual de Artsakh (Nagorno-Karabakh). Além disso, Mekhalian apresentou imagens feitas por computação gráfica que mostram como era originalmente – interior e exteriormente – a Catedral de Zvartnots.

Na sequência da apresentação, Edouard falou um pouco sobre cada local visitado, enquanto eram reproduzidas as cenas do vídeo. Assim os convidados puderam ver um pouco do dia a dia do povo armênio, bem como belas imagens de importantes pontos histórico-culturais da Armênia.

Nota do redator:
O sítio arqueológico de Zvartnots  é um exemplo único da arquitetura Armênia do início do período cristão. A construção do templo foi iniciada por Catholicos Nerses III, em meados do século 7.sendo finalizada em 658.. Zvartnots exerceu grande influência sobre a arquitetura não apenas de seu próprio tempo, mas também  de séculos mais tarde. Circular em sua planta e em três camadas, o seu endividamento apenas de mais cedo cruciforme e igrejas centrais cúpula foi aplanta com o interior cruciforme. Os restos de Zvartnots e seus edifícios relacionados, que havia sido destruído por um terremoto no século 10, foram revelados no início do século 20 pelo arquitetoThoros Thoramanian, que foi o primeiro a realizar o projeto de reconstrução do templo. 

 

Texto e fotos: Michelle Magarian –

Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

2 Comentários

Deixe um comentário