Home Eventos Palestra de Heitor Loureiro sobre os 20 anos da Independência da Armênia

Palestra de Heitor Loureiro sobre os 20 anos da Independência da Armênia

3

Aconteceu na última quinta-feira, dia 29 de setembro, na sede da Grande Oriente de São Paulo (GOSP) uma sessão pública promovida pela Loja Maçônica Ararat (nº 4034) em homenagem ao 20º aniversário da independência da República da Armênia (1991-2011).

O evento, que contou com a presença de cerca de cem pessoas, foi presidido pelo Sr. Zacarias Mekbekian e aberto com uma palestra de um dos Diretores Executivos do Portal Estação Armênia, o Prof. Heitor Loureiro (CLEGDH/Fundación Luisa Hairabedian, Argentina) sobre a temática. Loureiro frisou a importância que teve o conflito de Nagorno-Karabakh/Artsakh para a mobilização nacional dos armênios por uma causa e assim, o fortalecimento de uma coesão popular que em 1991, desencadeou a proclamação da independência da Armênia ante à URSS.

Depois da fala de Loureiro, os integrantes da Loja Ararat prosseguiram com o evento, com um discurso do Sr. Ochin Leon Mosditchian (Fundo Nacional Armênio do Brasil) sobre este vigésimo aniversário da 3ª república armênia.

Em seguida, a Loja homenageou diversas personalidades presentes à cerimônia, como os arcepristes da Igreja Apostólica Armênia Yeznig Guzelian e Boghos Baronian, além da consulesa honorária da Armênia no Brasil, Srª. Hilda Diruy Burmanian e também aos representantes de lojas maçônicas armênias na Argentina.

 

Armen Kevork Pamboukdjian Editor-chefe e redator do Estação Armênia. Nascido na capital Paulista, é formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho, em skate pela faculdade das ruas e em causa armênia pela universidade da luta e resistência.

Comment(3)

  1. gostaria de saber onde eu encontro a tese do prof,pois gostaria de me aprofundar nessa problematica armenia.antecipo meus parabens ao eminente estudioso do problema armenio. e aproveito para solicitar a redaçao uma entrevista mais completa com o autor do trabalho.,como se interessou por essa materia e quais a fontes que pode pesquisar .saudaçoes armeno brasileiro

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *