EventosGenocídio ArmênioTudo

Ciclo Cultural promovido pelo Estação Armênia e pela SAMA reúne dezenas de pessoas

Aconteceu no dia 20 de abril de 2014, o “Ciclo Cultural” promovido pelo Portal Estação Armênia e pelo SAMA-Clube Armênio no salão do clube na zona sul de São Paulo.

a partir da esquerda: Onnig Tamdjian, Marcelo Mirzeian e Heitor Loureiro

a partir da esquerda: Onnig Tamdjian, Marcelo Mirzeian e Heitor Loureiro

O evento começou com a apresentação da história e das atividades do Portal Estação Armênia nos últimos 4 anos pelo editor-chefe Armen K. Pamboukdjian, logo após as breves palavras do diretor do departamento jovem da SAMA, Denis Tchobnian.

Após essas falas, foi exibido o filme As “Tatuagens da Minha Avó”, da diretora armênia radicada na Suécia Suzanne Khardalian. O documentário, legendado com exclusividade pelo Portal Estação Armênia emocionou a todos os presentes com a triste história de uma família cuja matriarca sofreu as mais diversas violências enquanto tentava escapar da morte durante o genocídio.

Na sequência, iniciou-se uma mesa redonda para debater o Genocídio Armênio e suas consequências, com os professores James Onnig Tamdjian, Heitor Loureiro, acompanhado pelo diretor-geral do Portal, Marcelo Mirzeian. O sentido do genocídio, as razões para lutar pelo reconhecimento e contra o negacionismo foram os principais pontos levantados pelos debatedores, que contaram com perguntas dos presentes para dissertarem sobre os assuntos.

O maestro e multi-instrumentista Alexey Kurkdjian e seus convidados deram o toque artístico do evento, executando conhecidas músicas armênias que fizeram referências à ancestralidade da pátria-mãe e aos momentos de luta do povo armênio.

Logo após, o matemático carioca Yuri Kebian fez uso da palavra para contar as suas experiências como voluntário na Armênia por seis meses e motivou mais jovens a irem até ao país conhecer suas origens.

Para encerrar, o escritor Luís Carlos Magaldi apresentou o romance histórico “O Grito do Cordeiro, livro publicado pela Editorial 25 que conta a história de uma jovem armênia que luta para sobreviver ao genocídio e vive um amor proibido com um turco.

Hoje os eventos rememorativos continuam com os cultos religiosos nas igrejas armênias de São Paulo, seguidas de uma procissão até o monumento aos mortos no genocídio localizado na Praça Armênia. Para conferir os demais eventos da semana, clique aqui.

Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
CulturaDa Redação

Batalha de Avarayr: Há 1573 anos os armênios se rebelavam contra o Império Persa

Em 2024 os armênios celebram os 1573 anos doVartanants, a celebração mais popular da Igreja…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

1 Comentário

Deixe um comentário