Via Armenews.com –
O avião-cargueiro que perdeu o controle na última sexta-feira no aeroporto de Brazzaville, contabilizando mais de trinta mortos principalmente entre os moradores do bairro do aeroporto, pertence a uma companhia armênia e transportava sete membros na tripulação, entre eles cinco armênios, conforme dissemos ontem.
Segundo a assessoria de imprensa do Ministério de Relações Exteriores da Armênia, o avião pertence a empresa aérea armênia Rij Airways (e não Air Service, como dito anteriormente) especializada em transporte de carga.
“Todos [os tripulantes] morreram”, de acordo com a assessoria.
O avião de grande porte, um Ilyushin, proveniente de Pointe-Noire no Congo, perdeu o controle no momento da aterrissagem na sexta-feira no aeroporto de Brazzaville, sem dúvida em razão da forte tempestade que caía na região no momento.
Não podendo frear o suficiente para parar, a aeronave saiu da pista e bateu em cerca de quinze de casas antes de colidir com um barranco e pegar fogo. Cerca de trinta pessoas, moradores do bairro de La Poudrière situado próximo ao final da pista de pouso, morreram no acidente.
A aeronave transportava automóveis e outras mercadorias à serviço da companhia local Aero-services.
O presidente armênio Serge Sarkissian apresentou suas condolências ao presidente da República do Congo Denis Sassou Nguesso, de acordo com a assessoria de Sarkissian.
Para ver o primeiro post sobre a catástrofe aérea, clique aqui.