Da RedaçãoTudo

Parlamento de Nova Gales do Sul na Australia reconhece República de Nagorno-Karabagh

A Assembleia Legislativa da Província Nova Gales do Sul o aprovou ontem uma resolução que reconhece a República de Nagorno-Karabakh e o direito à autodeterminação do povo armênio, que declarou sua independência da opressão azerbaijana há 20 anos, informou o Comitê Nacional Armênio da Austrália( CNA-Austrália)

A moção, que foi aprovada por unanimidade, foi uma conquista depois de muitos meses de intenso trabalho dos ativistas do CNA australiano. A proposta foi apresentada Deputada Marie Ficarra, importante defensora da causa armênia há muitos anos na Austrália.

O ato reconhece o 20 º aniversário da independência do Nagorno-Karabakh e “apela ao Governo da Austrália a reconhecer oficialmente a independência de Nagorno Karabakh e fortalecer a relação da Austrália com o Nagorno-Karabakh e dos seus cidadãos “.

O Diretor Executivo do CNA-Austrália Vache Kahramanian e o Diretor de Comunicações Haig Kayserian estavam presentes na sessão e puderam testemunhar a aprovação histórica bem como a determinação dos legisladores na defesa do povo armênio.

“Nagorno Karabakh é um dos temas mais importantes para o CNA-Austrália .O resultado de hoje é uma vitória para todos aqueles que continuam a ser oprimidos sob regimes brutais “, comentou Kahramanian.

“A Assembleia de Nova Gales do Sul sempre foi, e continua a ser, um farol de esperança na defesa dos direitos humanos. Agradecemos a todos os membros do Conselho Legislativo para assumir uma postura de defender o direito humano básico de auto-determinação. Em particular agradecemos Marie Ficarra por sua postura corajosa. “

O Presidente Honorário do CNA-Austrália, Greg Soghomonian saudou esta decisão histórica, Soghomonian disse: “A República de Nagorno Karabakh  recebe agora o status que há muito que merecia – uma república independente e democrática. Este é um marco significativo para a comunidade armênio-australiana e da comunidade armênia em geral. “

Ele acrescentou: “Este movimento serve como uma prova da força do CNA da Austrália em garantir a representação de todas as questões de importância para a nossa comunidade.”

Matérias Relacionadas
Esportes

Armênia recebe Portugal em Yerevan na estreia das Eliminatórias da Copa de 2026

Seleção armênia enfrenta os lusos neste sábado (6), às 13h de Brasília, no Estádio Vazgen…
Leia mais
Esportes

Noah vence Olimpija e garante vaga na fase de liga da Conference League

Clube armênio confirma classificação inédita pela segunda temporada seguida, após campanha…
Leia mais
Cultura

Armênia está prestes a disponibilizar seus manuscritos antigos online e de graça

Entre as colunas de exaustos armênios étnicos que fugiam dos massacres em massa realizados pelos…
Leia mais

Deixe um comentário