CulturaEventos

“Despertar de Aurora”: Filme armênio concorre no Festival É Tudo Verdade

O Festival É Tudo Verdade é um evento internacional de cinema documental que acontece anualmente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, desde 1996. O festival é conhecido por exibir filmes documentais de diversos países e estilos, com o objetivo de promover a reflexão sobre a realidade e a cultura de diferentes partes do mundo.

Em 2022, o documentário Cantos de um Livro Sagrado, de Cassiana Der Haroutiounian e Cesar Gananian, venceu a categoria Melhor documentário curta-metragem nacional.

Para a 28ª edição do Festival, que acontece entre os dias 13 e 23 de abril de 2023, um total de 72 produções de 34 países serão exibidos entre longas, médias e curtas-metragens.

Entre documentários exibidos este ano estará o Despertar de Aurora (Aurora’s Sunrise), dirigido por Inna Sahakyan em produção conjunta entre Armênia, Alemanha e Lituânia. O filme de Sahakyan foi recentemente premiado no Festival Internacional de Cinema e Fórum sobre Direitos Humanos de Geneva e já acumula 11 vitórias em festivais internacionais.

O filme se passa durante o Genocídio Armênio e narra a história de Aurora Mardiganian, que nasceu em uma grande família na região leste da Anatólia. Após a morte de seu pai, sua família foi forçada a participar das marchas da morte, resultando na perda de muitos parentes. Aurora foi então vendida para um harém turco, de onde finalmente conseguiu escapar para São Petersburgo, na Rússia, e posteriormente para Nova York. Lá, sua autobiografia se tornou um sucesso e inspirou um filme no qual Aurora estrelou. O documentário inclui trechos curtos do filme mudo de 1919 intitulado “Leilão de Almas”, que retrata o Genocídio Armênio e no qual Aurora desempenhou o papel principal.

O Festival É Tudo Verdade se tornou uma referência na cena do cinema documental brasileiro e internacional, sendo reconhecido pela sua curadoria criteriosa e pela qualidade dos filmes apresentados. Ele é uma oportunidade única para os amantes do cinema e da cultura em geral conhecerem obras fascinantes e instigantes que abordam temas diversos e relevantes.

Veja abaixo o trailer do de Despertar de Aurora (Aurora’s Sunrise)

Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário