Conheça

Conheça: Eduardo Bilemdjian, o primeiro fotógrafo de Goiânia

Fontes :

Eduardo (Yervant) Bilemdjian nasceu em Antep na Armênia, em 15 de setembro de 1907, sua família teve que fugir do Genocídio Armênio e acabou se mudando para Baalbek, no Líbano. Foi lá que Eduardo descobriu sua paixão pela fotografia, aos quinze anos de idade, em um pequeno ateliê local.

Eduardo Bilemjian, Fonte: CurtaMais/Acervo Familiar

Em 1926, decidiu partir para o Brasil, desembarcando no Porto de Santos e se estabelecendo na cidade de São Paulo. Começou como auxiliar de fotógrafo, mas logo abriu seu próprio estúdio, o Foto Paris, na avenida São João. A vida parecia estar encaminhada, mas Eduardo tinha outros planos.

Em 1935, um anúncio na Estação da Luz chamou sua atenção. Era sobre a construção de Goiânia, a nova capital do estado de Goiás, e Eduardo não pôde resistir à ideia de viver em uma cidade do futuro. Vendeu tudo o que tinha em São Paulo e partiu para Goiânia com sua esposa e duas filhas, estabelecendo-se em Arraia de Campinas, a cidade de apoio mais próxima da nova capital.

Bilemdjian não pretendia continuar como fotógrafo, mas as oportunidades de trabalho na nova capital eram raras. Ele acabou adquirindo uma nova câmera fotográfica e aceitando alguns trabalhos sob encomenda até montar seu próprio estúdio, o Goiânia Foto, na Avenida 24 de Outubro. Assim, Eduardo Bilemdjian tornou-se o primeiro fotógrafo de Goiânia, registrando a construção da cidade, edifícios públicos e privados, eventos públicos e particulares, e o cotidiano da nova capital.

Suas fotografias estão marcadas na história de Goiânia, especialmente aquelas ligadas à política regional, como a foto oficial da assinatura de transferência da capital e a visita do Presidente Getúlio Vargas. Também documentou a execução das ruas e principais avenidas, assim como festividades e eventos importantes, incluindo o primeiro carnaval da cidade e o primeiro casamento realizado no Palácio das Esmeraldas.

A mudança definitiva da Capital da Cidade de Goiás para a cidade de Goiânia em 22 de Março de 1937. Fonte: CurtaMais/Acervo Familiar

Ao perceber a importância da fotografia como registro histórico, Eduardo Bilemdjian abordou Pedro Ludovico, interventor do Estado de Goiás, para obter financiamento para um álbum fotográfico documentando a construção de Goiânia. Apesar de seu pedido ter sido recusado, ele produziu registros fotográficos valiosos entre 1935 e 1940, que incluíam as primeiras construções e avenidas desertas da cidade emergente. Esses registros foram utilizados em seu projeto “Vistas da Cidade”, que foi dividido em “Vistas de Goiânia” e “Vistas de Campinas”.

As fotografias de Eduardo Bilemdjian são testemunhos de seu sonho de viver em um “lugar do futuro” desde que deixou São Paulo. Essas imagens históricas documentam o surgimento de Goiânia e são consideradas à frente de seu tempo, graças ao uso de perspectiva recorrente em seu trabalho.

Eduardo Bilemjian faleceu em 23 de janeiro de 1991, aos 83 anos, em sua residência na Avenida Araguaia, na cidade de Goiânia.

Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
CulturaDa Redação

Batalha de Avarayr: Há 1573 anos os armênios se rebelavam contra o Império Persa

Em 2024 os armênios celebram os 1573 anos doVartanants, a celebração mais popular da Igreja…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais

Deixe um comentário