Equipe foi eliminada nos playoffs da Europa League, mas garantiu uma vaga de “consolação” para o para o novo torneio europeu.
O Alashkert será o único representante da Armênia na fase de grupos da UEFA Conference League, novo torneio europeu que é considerado como o terceiro escalão das competições europeias de futebol, atrás da Liga dos Campeões e da Liga Europa. Times de ligas de menor expressão, vencedores de copas nacionais e até eliminados na Liga Europa e na Champions participam do torneio.
A equipe armênia passou por altos e baixos no percurso até a fase de grupos da Conference e se tornou a primeira equipe armênia na história a disputar os três principais torneios europeus no mesmo ano
Campeã armênia de 2020-21, a equipe disputou no início da temporada a primeira fase pré-eliminatória da UEFA Champions League e eliminou a equipe do Connah’s Quay do País de Gales, após empatar fora de casa por 2 a 2 e vencer em casa por 1 a 0.
Na segunda fase pré-eliminatória da UEFA Champions League, o Alashkert foi eliminado após perder por 1 a 0 em casa e 3 a 1 fora para a equipe do Sheriff da Moldávia. As equipes eliminadas nas fases iniciais da Champions têm direito a disputar a UEFA Europa League.
O Alashkert estreou na UEFA Europa League já na terceira fase pré-eliminatória e eliminou o Kairat do Cazaquistão, equipe do brasileiro Vagner Love, após empatar fora de casa por 1 a 1 e vencer por 3 a 2 em Yerevan, garantindo vaga nos playoffs da liga.
Nos Playoffs, o Alashkert enfrentou o tradicional Glasgow Rangers da Escócia, treinado pelo lendário ex-jogador inglês Steven Gerrard. A equipe armênia foi eliminada após derrota por 1 a 0 fora de casa e empate por 0 a 0 em Yerevan. As equipes eliminadas nesta fase têm o direito de disputar a fase de grupos da Conference League.
Apesar da eliminação na Europa League, o Alashkert ainda tem mais uma chance de se destacar no cenário internacional. Segundo a UEFA, a Conference League “visa dar a oportunidade de participar no futebol europeu à mais clubes de mais países”. Ou seja, é a oportunidade para clubes de países com pouca tradição no futebol se destacarem internacionalmente.
Na fase de grupos, o Alashkert enfrentará o LASK (Áustria), Maccabi Tel-Aviv (Israel) e HJK Helsinque (Finlândia).
Outras equipes armênias participaram da Conference League, Noah e Urartu caíram já na primeira fase pré-eliminatória. O Noah venceu o KuPS da Finlândia por 1 a 0 no jogo de ida em Yerevan, mas foi goleado na Finlândia por 5 a 0 no jogo de volta. Já o Urartu foi derrotado por 1 a 0 pelo Maribor na Eslovênia pelo jogo de ida e pelo mesmo placar no jogo de volta em Yerevan.
O Ararat Yerevan eliminou o Fehévár da Hungria na primeira fase pré eliminatória após empate por 1 a 1 fora e vitória por 2 a zero em casa. Na segunda fase pré-eliminatória a equipe de Yerevan foi eliminada pelo Slask da Polônia após perder por 4 a 2 em casa e empatar em 3 a 3 fora.
O Alashkert é a primeira equipe armênia a disputar a fase de grupos de um torneio europeu desde a fundação da Federação Armênia de Futebol em 1992.