Esportes

Alashkert avança para os Playoffs da UEFA Europa League

Campeões armênios derrotam, na prorrogação, a equipe do brasileiro Vagner Love.

O Alashkert fez história e avançou para a fase de playoffs da UEFA Europa League após vencer o Kairat do Cazaquistão por 3 a 2. É a primeira vez na história que um time da Armênia chega nesta fase do campeonato.

No jogo de ida as equipes haviam empatado por 0 a 0 no Cazaquistão. Com o empate fora de casa, o Alashkert precisava de uma vitória simples fora de casa, em caso de empate a partida iria para a prorrogação e persistindo empate iria para os pênaltis.

O placar do jogo de volta foi inaugurado aos 43 minutos do primeiro tempo pelo Alashkert com o português José Embaló, mas pouco tempo depois, aos 46, o Kairat empatou com Aybol Abiken. Alashkert 1 x 1 Kairat

No segundo tempo Alashkert manteve o ímpeto e voltou à frente do placar aos 5 minutos com mais um gol de José Embaló. Aos 16, o Kairat empatou novamente a partida com um gol de Shushenachev.

Com o placar empatado em 2 a 2 ao final do tempo regulamentar a partida foi para a prorrogação. Alexander Glisic foi o autor do gol da classificação do Alahskert aos 13 minutos do primeiro tempo de prorrogação. Final Alashkert 3 x 2 Kairat.

A partida contou com a presença de 3 brasileiros em campo, pelo lado do Kairat estava Vagner Love, jogador que já defendeu a seleção brasileira, Palmeiras, Flamengo e Corinthians. Pelo Alashkert atuaram James das Neves e Tiago Cametá.

O Alashkert pode se tornar a primeira equipe armênia a disputar as três principais ligas da Europa no mesmo ano. No início da temporada a equipe disputou a primeira fase pré-eliminatória da UEFA Champions League, e eliminou a equipe do Connah’s Quay do País de Gales após empatar fora de casa por 2 a 2 e vencer em casa por 1 a 0.

Na segunda fase pré-eliminatória da UEFA Champions League, o Alashkert foi eliminado após perder por 1 a 0 em casa e 3 a 1 fora para a equipe do Sheriff da Moldávia. As equipes eliminadas nas fases iniciais da Champions têm direito a disputar a UEFA Europa League.

O Alshkert estreou na UEFA Europa League já na terceira fase pré-eliminatória. E com a vitória sobre o Kairat garantiu vaga para os playoffs para enfrentar o Glasgow Rangers da Escócia.

O destino do Alashkert nas ligas européias dependerá do resultado dos jogos contra o Rangers. Se vencer, garante vaga para a fase de Grupos da UEFA Europa League. Se perder, garante vaga na UEFA Conference League, o novo torneio da UEFA que tenta dar oportunidade a times de países emergentes do futebol europeu.

Independentemente da vitória ou não do Alashkert sobre o Rangers, a equipe armênia já conseguiu um feito inédito. Desde a fundação da Federação Armênia de Futebol em 1992, nenhuma equipe armênia conseguiu chegar à fase de grupos em competições europeias.

Veja os principais lances do jogo:

Sobre o autor

Artigos

Paulistano, pai do Victor. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho, Doutor Palhaço aos finais de semana, torcedor fanático do Ararat Yerevan, fã do SOAD e por consequência da cultura Armênia.
Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário