Esportes

Raio-X dos brasileiros na Armenian Premier League 2021-22

Atualmente 12 brasileiros atuam no futebol armênio.

Centenas de brasileiros se aventuram mundo afora buscando espaço em países com pouca tradição no futebol. Um caso famoso é o do atacante Vagner Love que atualmente joga no Kairat do Cazaquistão, outros não tão famosos assim como os Atacantes Diogo (ex-Portuguesa) e Maikon Leite (ex-Santos e Palmeiras) que atuam na Tailândia e em Angola respectivamente.

O futebol armênio sempre acolheu jogadores brasileiros e um caso em especial chama muita atenção: O meio-campo Marcos Pizzelli atuou em clubes da Armênia, se naturalizou, defendeu a Seleção Armênia e se tornou um dos maiores ídolos do esporte no país.

Das 10 equipes que disputam a Armenian Premier League 2021-22, 8 contam com jogadores brasileiros em seu plantel. Alguns são estreantes no país como Higor Leite e Juninho no Pyunik e outros já são velhos conhecidos dos armênios como Tiago Cametá, campeão armênio de 2020 com o Alashkert e Caudir que já atuou por Lori, Gandzasar e nesta temporada vestira as cores do Sevan.

Ararat Armênia

Alemão, 28 anos Lateral Direito – Estreou em 2011 pelo São Carlos e jogou em equipes da segunda divisão de Portugal, em julho de 2020 chegou ao Ararat onde disputou 22 jogos na temporada passada.

Alashkert

Tiago Cametá, 29 anos, Lateral Direito – Com passagem por diversos clubes brasileiros, como Ceará, Fortaleza, Ponte Preta, Vila nova e Avaí, ele chegou em 2019 ao Alahskert e desde então já disputou 65 jogos, marcou 7 gols e foi campeão armênio na temporada 2020-21.

James das Neves, 26 anos, Meia – Já conhecido no futebol armênio, James chegou ao país em 2019 para jogar no Ararat Yerevan, no ano seguinte se transferiu para o Urartu e na temporada atual, vestirá a camisa do Alashkert. No futebol Armênio, ele já disputou 41 partidas e marcou 2 gols.

Pyunik

Juninho, 26 Anos, Meia – Estreante no futebol armênio, Juninho chega ao país em busca de afirmação após uma passagem frustrada pelo Paraná clube no início de 2021. Ele é agenciado por Marcio Bittencourt. (Errata: Marcio Bittencourt não é o mesmo ex-jogador que que hoje também é agente)

Higor Leite, 28 anos, Meia – Campeão brasileiro em 2012 com o fluminense, Higor Leite é um autentico andarilho do futebol. Ele já defendeu o Avaí, Criciúma, Volta Redonda, Goiás, ABC, Paraná, Londrina, Novorizontino e Botafogo-PB. Ele chega ao futebol armênio em 2021 buscando novas oportunidades no esporte.

Urartu

Vitinho, 23 anos, Meia- Revelado pelo Novorizontino, Vitinho chegou ao futebol armênio em 2019 para jogar no Ararat Yerevan, no ano seguinte foi transferido para o Urartu. Na Armênia, ele já disputou 41 jogos, marcou 1 gol e fez 5 assistências.

Noah

Jefferson, 31 anos, Zagueiro – Com passagem por tradicionais equipes italianas como Udinese e Sampdoria e também pelo futebol português, Jefferson chegou ao Noah no inicio de 2021 e participou dos últimos jogos da temporada passada.

Van

Luis Meneses, 24 anos, volante – Formado pelo Joinville, Luis Meneses passou por clubes da região sul do Brasil como Inter de Lages, Marcilio Dias e Fluminense-SC, Além de Sobradinho-DF e Penapolense-SP. Em 2021 ele chegou a disputar algumas partidas do Campeonato Brasileiro, Série C antes de ser transferido para o Van.

Sevan

Luis Mateus. 28 anos, zagueiro –  Após atuar em equipes brasileiras como, Avaí, Batatais, Santo Andre e Taubaté, Luis Mateus chegou ao Lori em 2019 onde permaneceu até 2021 quando foi transferido para o Sevan. No futebol armênio, ele já disputou 17 jogos e marcou dois gols.

André Mensalão, 31 anos, Meia – Com passagens por Caldense, Guarany-CE, Tuna Luso, Moto clube, Maringá, Cuiabá, Rio Claro e Ferroviário-CE, André chegou ao Lori no inicio de 2021 e foi transferido para o Sevan no segundo semestre. Em sua estréia pelo Sevan, ele marcou 3 gols na vitória por 5 a 2 contra o Van e é um dos artilheiros da temporada 2021-22.

Claudir, 29 anos, Atacante – Um velho conhecido dos armênios, Claudir iniciou a carreira no Olaria em 2011, no ano seguinte foi para o Corinthians, passou por Londrina, Guaratinguetá e Sorocaba. Em 2016 foi contratado pelo Gandzasar onde disputou 31 partidas, marcou 8 gols e 4 assistências. Após a saída do Gandzasar, Claudir atuou em equipes do Irã e Israel, retornou à Armênia em 2020 para atuar pelo Lori e em 2021 assinou com o Sevan onde já marcou um gol e fez uma assistência na estréia.

Noravank

Ebert, 28 anos, lateral esquerdo – Veterano no futebol armênio, Ebert passou por equipes da Ucrânia e Bulgária antes de chegar ao Urartu no inicio de 2020. Seis meses depois, foi transferido ao Van e em 2021 vestirá as cores do estreante Noravank. Ele já disputou 21 partidas por clubes armênios.

Sobre o autor

Artigos

Paulistano, pai do Victor. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho, Doutor Palhaço aos finais de semana, torcedor fanático do Ararat Yerevan, fã do SOAD e por consequência da cultura Armênia.
Matérias Relacionadas
Esportes

Alashkert contrata os brasileiros Nixon e Matheus Alessandro

Jogadores com passagem por Flamengo e Fluminense reforçam a equipe de Yerevan O Alashkert…
Leia mais
Esportes

Eliminatórias da Copa 2022: Armênia empata com Liechtenstein

Seleção armênia joga bem, mas não consegue vencer lanterna do grupo J A seleção…
Leia mais
Esportes

Armênia é goleada pela Alemanha nas Eliminatórias para a Copa do Mundo

Seleção armênia cai para a segunda posição no Grupo J. A Armênia foi derrotada por 6 a…
Leia mais

Deixe um comentário