Artsakh

Praça da Eternidade homenageará os mártires da guerra de Artsakh

A Fundação Tovmasyan conceberá a “Praça da Eternidade” – um monumento aos heróis que sacrificaram suas vidas pelo bem da pátria. A construção do local já começou. A praça será localizada próxima ao tradicional Parque do Alfabeto, na estrada de Yerevan para Aparan, e também possuirá uma igreja.

Parentes das vítimas da Primeira Guerra de Artsakh, da Guerra dos quatro dias de abril e da Segunda Guerra de Artsakh poderão plantar uma árvore frutífera com o nome de seu herói martirizado na “Praça da Eternidade” e colher anualmente.

A praça, planejada para ser um símbolo da eternidade, será uma praça de khachkars (as tradicionais cruzes de pedra armênias) e também será equipada com bancos e areas de contemplação.

“Cada vez que venho para Yerablur, vejo mães chorando perto das lápides e entendo o quanto devemos a elas. Iniciei a construção desta praça com a ideia de que as mães que perderam seus filhos poderão plantar uma árvore e ver a árvore de seu filho florescer todos os anos, bem como obter a colheita para imortalizar o nome de seu herói”, disse Artak Tovmasyan, Presidente da o Conselho de Curadores da Fundação Tovmasyan.

Fontes :
Matérias Relacionadas
Genocídio Armênio

O grito que ecoa: Os 110 anos do início do Genocídio Armênio no mundo

Em 2025, o mundo relembrou os 110 anos do início do Genocídio Armênio com cerimônias e protestos…
Leia mais
Artsakh

Paz ou capitulação? O acordo que o Azerbaijão impõe à Armênia

Enquanto o mundo celebra o anúncio de um acordo de paz entre Armênia e Azerbaijão, a realidade…
Leia mais
Livros

Professor Heitor Loureiro analisa Genocídio Armênio e crise em Artsakh em nova obra da Coleção História FM

Um dos capítulos mais sombrios do século XX, o Genocídio Armênio (1915-1923), é revisitado no…
Leia mais

Deixe um comentário