Como de costume, os armênios rememoram o dia 24 de da abril como a data do início do Genocídio Armênio. Neste dia, em 1915, mais de 200 intelectuais armênios foram presos na então Constantinopla (atual Istambul) a mando do ministro do interior turco-otomano Talaat Pashá. Era o início do genocídio, que nos próximos oito anos mataria mais de um milhão e meio de armênios e tomaria grande parte de seu território. O crime permanece impune até os dias de hoje e a Turquia nega-se a reconhecer a sua responsabilidade, embora mais de 30 países no mundo já reconheçam formalmente o extermínio e aumentem a pressão sobre o país.
No ano de 2021 completarão-se 106 anos do genocídio e a agenda de eventos online em rememoração está cheia:
22 de Abril
18h – Live no instagram do Aventuras na História com o prof. Heitor Loureiro e os autores do livro Uma História Real do Genocídio Armênio – Os Diários do meu Avô Marcelo Arakelian e Roberto Abdallah.
23 de Abril
20h30 – Armen Pamboukdjian, Heitor Loureiro e Onnig Tamdjian conversam ao vivo com Yuri Kebian ao vivo no Youtube do Matemática Ousada sobre o provável reconhecimento dos EUA do Genocídio Armênio.
24 de Abril
Espera-se que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, reconheça formalmente o Genocídio Armênio. Os presidentes anteriores do país emitiam uma declaração no dia 24 de abril em que lamentavam a morte de armênios entre 1915-23, mas intencionalmente evitavam o uso da palavra ‘genocídio’ para prevenir atritos com a Turquia. 49 dos 50 estados americanos já reconhecem o crime e em 2019 o Senado americano aprovou uma resolução para o reconhecimento do Genocídio Armênio por unanimidade.
11h30 – A Igreja Apostólica Armênia São Jorge, Igreja Central Evangélica Armênia, Igreja Evangélica Irmãos Armênios e Igreja Apostólica Armênia São João Batista de Osasco irão fazer transmissão online da Divina Liturgia.
12h – Missa na Catedral de Nossa Senhora Aparecida com transmissão ao vivo pela Tv Aparecida.
14h – Live com o professor James Onnig Tamdjian no Instagram da GeoHub sobre os 106 do Genocídio Armênio e a luta pela libertação dos soldados armênios sequestrados pelo governo do Azerbaijão em novembro de 2020.
16h – Rogerio Anitablian em parceria com o Conexão Armênia e o CNA Brasil compartilhará depoimentos de famílias de sobreviventes em live no Youtube, assista aqui.
18h – Conexão Armênia e CNA-Brasil em uma conversa informal com Amanda Panzuto Djabraian estimulam os jovens a compartilharem as histórias de suas famílias. Ao vivo no Instagram do Conexão Armênia.
20h30 – Pré-estreia do filme Cantos de um Livro Sagrado de Cassiana Der Haroutiounian e Cesar Gananian. O filme usa a revolução de veludo de 2018 como cenário e tem ingressos gratuitos. Clique aqui para reservar um lugar.
25 de Abril
10h30 – Divina Liturgia Episcopal na Catedral Apostólica São Jorge. Consagração do quadro Santos Mártires vindo da Santa Sé de Etchmiadzin. Ao final, procissão e cerimônia religiosa no monumento dos Santos Mártires. Transmissão ao vivo pela página da diocese.
29 de Abril
21h – Edição especial do Conexão Armênia sobre o Genocídio Armênio. No Youtube e Facebook oficiais.