EventosGenocídio Armênio

Agenda de eventos de rememoração para o 24 de Abril de 2021

Como de costume, os armênios rememoram o dia 24 de da abril como a data do início do Genocídio Armênio. Neste dia, em 1915, mais de 200 intelectuais  armênios foram presos na então Constantinopla (atual Istambul) a mando do ministro do interior turco-otomano Talaat Pashá. Era o início do genocídio, que nos próximos oito anos mataria mais de um milhão e meio de armênios e tomaria grande parte de seu território. O crime permanece impune até os dias de hoje e a Turquia nega-se a reconhecer a sua responsabilidade, embora mais de 30 países no mundo já reconheçam formalmente o extermínio e aumentem a pressão sobre o país.

No ano de 2021 completarão-se 106 anos do genocídio e a agenda de eventos online em rememoração está cheia:

22 de Abril

18h – Live no instagram do Aventuras na História com o prof. Heitor Loureiro e os autores do livro Uma História Real do Genocídio Armênio – Os Diários do meu Avô Marcelo Arakelian e Roberto Abdallah.

23 de Abril

20h30 – Armen Pamboukdjian, Heitor Loureiro e Onnig Tamdjian conversam ao vivo com Yuri Kebian ao vivo no Youtube do Matemática Ousada sobre o provável reconhecimento dos EUA do Genocídio Armênio.

24 de Abril

Espera-se que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, reconheça formalmente o Genocídio Armênio. Os presidentes anteriores do país emitiam uma declaração no dia 24 de abril em que lamentavam a morte de armênios entre 1915-23, mas intencionalmente evitavam o uso da palavra ‘genocídio’ para prevenir atritos com a Turquia. 49 dos 50 estados americanos já reconhecem o crime e em 2019 o Senado americano aprovou uma resolução para o reconhecimento do Genocídio Armênio por unanimidade.

11h30 – A Igreja Apostólica Armênia São Jorge, Igreja Central Evangélica Armênia, Igreja Evangélica Irmãos Armênios e Igreja Apostólica Armênia São João Batista de Osasco irão fazer transmissão online da Divina Liturgia.

12h – Missa na Catedral de Nossa Senhora Aparecida com transmissão ao vivo pela Tv Aparecida.

14h – Live com o professor James Onnig Tamdjian no Instagram da GeoHub sobre os 106 do Genocídio Armênio e a luta pela libertação dos soldados armênios sequestrados pelo governo do Azerbaijão em novembro de 2020.

16h – Rogerio Anitablian em parceria com o Conexão Armênia e o CNA Brasil compartilhará depoimentos de famílias de sobreviventes em live no Youtube, assista aqui.

18h – Conexão Armênia e CNA-Brasil em uma conversa informal com Amanda Panzuto Djabraian estimulam os jovens a compartilharem as histórias de suas famílias. Ao vivo no Instagram do Conexão Armênia.

insta: Conexão Armênia

20h30 – Pré-estreia do filme Cantos de um Livro Sagrado de Cassiana Der Haroutiounian e Cesar Gananian. O filme usa a revolução de veludo de 2018 como cenário e tem ingressos gratuitos. Clique aqui para reservar um lugar.

25 de Abril

10h30 – Divina Liturgia Episcopal na Catedral Apostólica São Jorge. Consagração do quadro Santos Mártires vindo da Santa Sé de Etchmiadzin. Ao final, procissão e cerimônia religiosa no monumento dos Santos Mártires. Transmissão ao vivo pela página da diocese.

29 de Abril

21h – Edição especial do Conexão Armênia sobre o Genocídio Armênio. No Youtube e Facebook oficiais.

Matérias Relacionadas
Eventos

Novo documentário de Gary Gananian sobre Artsakh será exibido em São Paulo

Gary Gananian, um dos diretores de Rapsódia Armênia, acaba de lançar um novo documentário…
Leia mais
Genocídio Armênio

Mississippi reconhece o Genocídio Armênio

Fontes : ArmRadio O Mississippi tornou-se o 50º estado dos EUA a…
Leia mais
Genocídio Armênio

Novo seriado da Disney cita Genocídio Armênio

O novo seriado da Disney+ Cavaleiro da Lua (Moon Knight) citou em uma cena de seu primeiro episódio…
Leia mais

Deixe um comentário