ArtsakhTudo

Discurso do Primeiro Ministro Nikol Pashinyan à Nação

Queridas pessoas,
Cidadãos orgulhosos da República da Armênia,
Cidadãos orgulhosos da República de Artsakh
Armênios orgulhosos da diáspora,

A guerra terrorista desencadeada pela Turquia e pelo Azerbaijão contra Artsakh já dura 18 dias. Antes de me referir à situação no campo de batalha, considero crucial enfatizar que hoje precisamos entender a situação político-militar, mas primeiro devemos entender as razões e as condições por trás da guerra.

No processo de negociações sobre a questão de Karabakh, passo a passo o Azerbaijão chegou a um ponto em que insistiu que os armênios de Karabakh deveriam renunciar aos seus direitos. Sua demanda consistia no seguinte: Entrega imediata de 5 dos 7 territórios ao Azerbaijão, desenvolvimento de um cronograma bem definido para a transferência dos 2 territórios restantes e declarar que qualquer status de Nagorno-Karabakh implicava ser parte do Azerbaijão. Além disso, o status de Nagorno-Karabakh não deve ser associado à transferência de territórios. Em outras palavras, os territórios não deveriam ser entregues para fins de status, mas para a paz, caso contrário, o Azerbaijão ameaçou resolver a questão por meio da guerra.

Nosso governo, que havia herdado o atual quadro de negociações, recusou-se a discutir o assunto dessa forma porque era inaceitável. Nessas circunstâncias, enquanto tentamos afirmar claramente que a solução da questão sem definir o status de Artsakh era impossível, o Azerbaijão desistiu de qualquer discussão séria sobre o sassunto, afirmando de fato que o único status que Artsakh poderia ter era a autonomia dentro do Azerbaijão , que na verdade tinha como objetivo construir uma estrutura institucional que abriria caminho para a limpeza étnica em Artsakh. Ao mesmo tempo, o Azerbaijão estava desenvolvendo uma retórica militar e propaganda anti-armênia.

Nos últimos dois anos e meio, implementamos reformas para atualizar nosso exército em uma tentativa de fornecer pré-condições reais para a premissa de que “a questão de Karabakh não tem solução militar”. As batalhas vitoriosas travadas em Tavush em julho de 2020 vieram evidenciar uma realidade, que era inesperada para muitos, que o exército azerbaijano é realmente incapaz de resolver a questão de Karabakh por meios militares. Este fato foi chocante não apenas para o Azerbaijão, mas também para outros países, especialmente para a Turquia.

Exercícios militares turco-azerbaijanos sem precedentes foram iniciados logo após as batalhas de julho; um grande número de tropas turcas e equipamento militar foram transferidos para o Azerbaijão. Os exercícios mais uma vez testemunharam que as forças armadas do Azerbaijão foram incapazes de cumprir tarefas específicas no futuro previsível, e a Turquia decidiu que cabe a ela lidar com a questão de Karabakh.

Algo sem precedentes aconteceu naquele momento: a Turquia começou a ameaçar aberta e publicamente a Armênia, com um grande número de terroristas e mercenários sendo transportados da Síria para a zona de conflito de Karabakh, percebendo que as forças azeris não poderiam resolver o problema por conta própria.

Nesta situação, procurámos implementar mecanismos de contenção estratégica, considerando que se a Turquia cumprisse os seus objectivos no Cáucaso Meridional, conduziria inevitavelmente a uma reacção em cadeia de eventos, envolvendo intervenientes regionais e extra-regionais, o que poderia resultar em medidas restritivas específicas .

Nessa fase, porém, registramos uma circunstância estranha: vários países, capazes de tomar medidas de dissuasão estratégicas, não avaliaram adequadamente a ameaça. Eles continuaram a ver a questão no contexto do conflito de Karabakh, considerando que a fórmula “territórios para a paz” poderia salvar a situação. Esta fórmula inaceitável é semelhante ao Acordo de Munique de 1938, quando as potências europeias supostamente renderam a Tchecoslováquia à Alemanha em nome da paz. Todos sabemos o que aconteceu em seguida. Agora a questão é se o mundo permitirá o surgimento de um novo Hitler na Ásia Menor.

A guerra contra Artsakh não foi algo inesperado para nós. Estávamos preparados e só queríamos saber quando e de onde o inimigo iria atacar.

O Exército de Defesa de Artsakh tem travado uma batalha heróica desde o início das hostilidades. A aliança militar Turquia-Azerbaijão-terrorista-mercenária lançou o ataque mais forte de todos os tempos contra Artsakh: tanques, veículos blindados, mísseis, artilharia, aviões militares, helicópteros, drones, um grande número de combatentes, incluindo vários milhares de tropas especiais da Turquia e supostamente do Paquistão, bem como mercenários e terroristas da Síria.

O adversário não registrou nenhum ganho estratégico ou territorial durante a primeira semana, quando não enfrentou nenhuma restrição de fornecimento e mão de obra, enquanto Artsakh e Armênia operavam em meio a um bloqueio permanente. Durante este tempo, o adversário perdeu uma grande quantidade de equipamentos militares, sofreu um grande número de baixas, incluindo mercenários.

Enquanto cada gota de sangue armênio fere a todos nós, sem falar no enorme número de vítimas que já temos no momento. A fim de evitar novas perdas, aderimos ao processo lançado e à declaração aprovada em Moscou na última sexta-feira, que previa um cessar-fogo humanitário, troca total de cadáveres, prisioneiros e detidos, retorno ao formato de co-presidência do Grupo de Minsk da OSCE com a lógica de resolver o problema o mais rápido possível. No entanto, o Azerbaijão não aderiu ao acordo de cessar-fogo por um segundo e continuou os ataques, impedindo simultaneamente o estabelecimento de um mecanismo de monitoramento de cessar-fogo.

Isso significa que o Azerbaijão continua a aderir à linha de política adotada originalmente e se propôs a ocupação total de Nagorno-Karabakh. Neste ponto, entretanto, podemos registrar o seguinte fato: o plano terrorista turco-azerbaijano de ocupar Nagorno-Karabakh e os territórios adjacentes com uma blitzkrieg falhou devido aos esforços conjuntos de nosso exército de heróicos generais, oficiais, suboficiais oficiais, sargentos, voluntários, soldados, nosso sistema de administração pública – os líderes de Artsakh e da Armênia, os governos, as assembleias nacionais, o governo autônomo local e agências estatais.

Sofremos inúmeras baixas. Lamento por nossos bravos mártires que morreram defendendo a Pátria, protegendo o direito do nosso povo à vida, salvaguardando a identidade armênia, a dignidade e o futuro da Armênia. E eu me curvo a todas as nossas vítimas, mártires, suas famílias, seus pais e especialmente suas mães, e considero sua perda minha perda, minha perda pessoal, a perda de minha família.

Queridas pessoas,
Cidadãos orgulhosos da República da Armênia,
Cidadãos orgulhosos da República Artsakh
Armênios orgulhosos da diáspora,

Durante os últimos 18 dias de guerra, nossas heróicas tropas recuaram no norte e no sul. Nos últimos dias, o adversário mudou de tática tentando começar uma bagunça na retaguarda com grupos subversivos. No entanto, à custa de combates pesados, perdas de mão de obra e equipamento, o Exército de Defesa Artsakh mantém a situação sob controle, infligindo inúmeras perdas de mão de obra e equipamento ao inimigo.

Mas todos nós precisamos saber que estamos enfrentando uma situação difícil. Esta não é uma declaração de desespero. Forneço esta informação porque estou empenhado em dizer a verdade ao nosso povo, ao contrário do Azerbaijão, que esconde de seu próprio povo o fato de milhares de vítimas e, segundo nossas estimativas, a perda de mais de US $ 1 bilhão em equipamentos militares. Mas o principal objetivo da minha mensagem de hoje é falar sobre o que temos que fazer e nossa estratégia, bem como reunir nossa unidade nacional em torno desse objetivo. Portanto, é necessário declarar que a aliança terrorista turco-azerbaijana não interromperá seu ataque a Artsakh e à Armênia.

Hoje em dia, os co-presidentes do Grupo de Minsk da OSCE – Rússia, França, Estados Unidos – se esforçaram e continuam trabalhando por um cessar-fogo. A declaração dos presidentes e chanceleres dos três países e a declaração de Moscou de 10 de outubro foram aprovadas.

Gostaria de agradecer aos Co-Presidentes do Grupo de Minsk da OSCE por seus esforços.

Sou grato à Administração dos Estados Unidos por todos os esforços que foram feitos até agora.

Desejo agradecer à França e ao Presidente Emmanuel Macron por sua determinação em dar nomes às coisas desde os primeiros dias da guerra e por sua disposição para envidar mais esforços.

Agradecimentos especiais ao Presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, com quem mantemos contato estreito durante todo esse tempo. A Rússia tem conseguido cumprir seu papel de copresidente do Grupo de Minsk da OSCE e aliado estratégico da Armênia em alto nível, e estou convencido de que a Rússia executará esse papel de forma inequívoca, de acordo com as melhores tradições de amizade entre os povos armênio e russo.

Comprometido com a lógica de uma solução pacífica para o conflito de Nagorno-Karabakh, gostaria de enfatizar que seremos muito construtivos ao tornar nossos esforços diplomáticos eficazes.

No entanto, esses esforços até agora não foram suficientes para conter o bloco terrorista turco-azerbaijano, porque a tarefa que eles estabeleceram não é apenas resolver a questão de Karabakh, mas também continuar a política genocida tradicional turca em relação ao nosso povo.

Mas neste momento crucial não vamos recuar, porque esta é uma guerra crucial para o nosso povo. Nesta situação, o povo armênio só tem uma coisa a fazer: unir, mobilizar todo o potencial que temos, deter o inimigo com um golpe decisivo e alcançar a vitória final, ou seja, a solução final do conflito de Nagorno-Karabakh, o reconhecimento do direito do povo de Nagorno-Karabakh à autodeterminação.

As almas, espírito e força de nossos outros grandes mártires e heróis, Rei Artashes, Tigran o Grande, Ashot Yerkat, Aram Manukyan, Hovhannes Baghramyan, Monte Melkonyan, Vazgen Sargsyan, estão conosco hoje. Hoje, os armênios estão mais unidos do que nunca. Centenas de milhares de armênios estão fornecendo apoio financeiro, econômico, da mídia e político à Armênia e à Artsakh.

Em centenas de comunidades baseadas na Diáspora, nossos compatriotas estão realizando manifestações pacíficas de solidariedade, protesto e apoio, com duas questões específicas na agenda: o reconhecimento internacional da independência de Artsakh e a condenação da agressão terrorista turco-azerbaijana.

Este é o ápice de nossa unidade nacional, e este ápice deve ser coroado com a realização de nossos objetivos nacionais específicos.

Ninguém pode destruir a vontade do povo armênio, é impossível intimidar a nação armênia, é impossível derrotar o povo armênio. Nós enfrentaremos até o fim, lutaremos até o fim, e o nome desse fim é Livre e feliz Artsakh, Livre e feliz Armênia.

Hoje, neste momento crucial, cada um de nós deve se concentrar em alcançar esse objetivo. É nisso que devemos nos concentrar tanto na Diáspora quanto na Armênia. Devemos transformar nosso luto em raiva, nossos medos em determinação, nossas dúvidas em ação.

Devemos vencer, devemos viver, devemos construir nossa história, e estamos construindo nossa história, nosso novo épico, nossa nova batalha heróica, nosso novo Sardarapat.

E portanto,
Vida longa à liberdade!
Vida longa à República da Armênia!
Vida longa à República de Artsakh!
Vida longa ao Exército Armênio!
Vida longa aos voluntários armênios,
Vida longa à Diáspora Armênia!
Vida longa ao povo armênio!
E vida longa aos nossos filhos que viverão em uma Armênia livre e feliz, em uma Artsakh livre e feliz.

Glória aos heróis!

Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário