Em mais uma demonstração de crime de ódio, a escola armênia Krouzian-Zekarian Vasbouragan em São Francisco, Califórnia, que recebeu pichações pró-Azerbaijão há menos de um mês e teve um prédio do complexo da Igreja Armênia incendiado dois dias antes, agora foi atacada com armas de fogo no último 19 de setembro .
De acordo com o informado pela polícia local, uma série de buracos de bala foram encontrados na instituição, ninguém ficou ferido com o ocorrido.
Policiais patrulhavam o estabelecimento às 2h25 de sábado, quando ouviram tiros na direção da escola. Eles tentaram buscar o criminoso, mas ele já havia escapado.
Após o ocorrido, o Departamento de Polícia de São Francisco emitiu um comunicado em que confirmou que estava “tomando medidas para aumentar a segurança da comunidade”.
“Pedimos à comunidade que fique atenta e denuncie qualquer suspeita à polícia. Os investigadores estão trabalhando ativamente para identificar os responsáveis pelos crimes e prende-los.”
Por sua vez, o FBI garantiu que estava cientes dos incidentes e em “contato regular com as autoridades locais”. “No caso de informações sobre uma possível violação federal virem à tona, o FBI está preparado para investigar”, disse um porta-voz da agência.
A Fundação Cultural Armênia está oferecendo uma recompensa de 25.000 dólares a qualquer pessoa com informações que levem à prisão e condenação dos envolvidos nos incidentes, segundo o membro do conselho da fundação, Abraham Panossian.