CulturaTudo

Cantor Onnik Dinkjian é agraciado com prêmio do Patrimônio Nacional

O cantor folclórico e litúrgico armênio Onnik Dinkjian recebeu a prestigiada premiação da Bolsa de Patrimônio Nacional 2020 do Fundo Nacional para as Artes.

Como parte do trabalho do Fundo Nacional para as Artes de apoiar e celebrar o rico patrimônio das artes tradicionais dos EUA, a agência concede prêmios de honra vitalícia de 25mil dólares em reconhecimento à excelência artística e aos esforços para sustentar as tradições culturais das gerações futuras.

“A cada ano, as Bolsas do Patrimônio destacam as tradições vivas das comunidades em todo o país e também, como nossos colegas, transmitem um sentimento de orgulho, beleza e continuidade cultural através de sua arte”, disse Mary Anne Carter, presidente da associação. “O Fundo Nacional para as Artes tem o prazer de reconhecer esses artistas destacados com uma Bolsa do Patrimônio Nacional.”

As bolsas são a maior honra do país nas artes folclóricas e tradicionais. Para o ano de 2020, foram concedidas 449 Bolsas do Patrimônio Nacional, reconhecendo artistas que trabalham em mais de 200 formas de arte distintas, incluindo a lenda do blues B.B. King, o violinista de cajun e compositor Michael Doucet, a tecelã de cestos Mary Jackson, o poeta cowboy Wally McRae, o dançarino de kathak e coreógrafo Chitresh Das e o cantor de gospel e soul Mavis Staples.

Os vencedores são nomeados pelo público, geralmente por membros de suas próprias comunidades, e depois julgados por um painel de especialistas em artes folclóricas e tradicionais. As recomendações do painel são revisadas pelo Conselho Nacional de Artes, que envia suas recomendações à presidente do Fundo de Artes, que toma a decisão final.

Onnik Dinkjian é um dos cantores armênios mais amados e influentes dos EUA. Quatro gerações ouviram suas gravações e valorizaram seu canto em concertos, danças, casamentos e cultos armênios nos Estados Unidos. A voz de tenor de Dinkjian é reconfortante e expressiva, transmitindo a alegria e as paixões absolutas de sua herança armênia e a profunda tristeza de sua dolorosa história.

Dinkjian nasceu em 1929 em Paris, França. Seus pais, nascidos em Dikranagerd (Diyarbekir), atualmente na Turquia, foram sobreviventes do Genocídio Armênio de 1915 e morreram quando ele era criança. Seus padrinhos, também sobreviventes do genocídio e de Dikranagerd, o adotaram e emigraram para os EUA em 1946. O dialeto armênio de Dikranagerd é único e Dinkjian é um dos últimos armênios restantes que fala e entende, e talvez o último que canta em esse dialeto em extinção.

As primeiras experiências musicais de Dinkjian foram na Igreja Armênia, onde ele se tornou um solista de destaque. Ao ingressar no Exército dos EUA em 1952, tornou-se solista do famoso Coro da Vitória Alada, que entreteve as tropas em toda a Europa durante a Guerra da Coréia.
Além da música sacra da Igreja Armênia, o repertório de Dinkjian consiste principalmente de canções folclóricas e populares das aldeias da Anatólia, Armênia e Diáspora Armênia. Dinkjian também é compositor e letrista, suas músicas se tornaram padrões na comunidade americana-armênia.

Dinkjian fez sua primeira gravação em 1948 no selo Bat Masian (78 rpm), seguido pelos subsequentes 78s, 45s, LPs e CDs. Suas gravações rapidamente se tornaram best-sellers nas comunidades americana-armênia, o que resultou em décadas de apresentações ao vivo. Muito do repertório ouvido em apresentações armênias nos EUA foi aprendido com Onnik Dinkjian. Ele passou um tempo contínuo e generoso com jovens músicos americano-armênios, incentivando-os a valorizar sua identidade cultural compartilhando seu talento. Especificamente, ele escreveu letras difíceis de decifrar e guiou jovens cantores com traduções de letras e dicção adequada.

Em 2009, Dinkjian foi convidado a fazer um concerto em Diyarbekir, trazendo dramaticamente as canções folclóricas armênias locais de volta ao seu local de origem depois de mantê-las vivas por gerações nos Estados Unidos. Embora praticamente não houvesse armênios presentes, ele foi recebido e homenageado pelas comunidades curda e turca, bem como pelo prefeito. Um documentário intitulado Garod (Longing) foi produzido por cineastas curdos e turcos em reconhecimento a esse evento histórico.

Dinkjian se apresentou na Biblioteca do Congresso, no Smithsonian Folklife Festival e no Millennium Stage do Kennedy Center. Atualmente está com 91 anos.

Apresentação completa de Onnik Dinkjian e eu filho Ara no Millennium Stage em 2018:

Matérias Relacionadas
Cultura

Jivan Gasparyan, o músico armênio amado pelas estrelas do rock e de Hollywood

Fontes : NPR Você pode não conhecer o recém-falecido músico e…
Leia mais
Cultura

LP duplo apresenta artistas emergentes da Armênia e da diáspora

Fontes : Calvet Journal Acaba de ser lançado um LP com artistas…
Leia mais
Eurovision

Armênia não participará do Eurovision 2021

Fontes : Eurovision A emissora pública da Armênia, AMPTV ou 1TV, anunciou sua…
Leia mais

Deixe um comentário