Cultura

LP duplo apresenta artistas emergentes da Armênia e da diáspora

Fontes :

Acaba de ser lançado um LP com artistas emergentes da Armênia e da diáspora para apoiar iniciativas artísticas que explorem a identidade cultural.

YERAZ tem seu nome inspirado na palavra armênia para sonho – uma descrição adequada para um disco que promove uma sensação relaxante e confortável. Combinando batidas eletrônicas com harmonias neo-soul, sons instrumentais e melodias folclóricas, o LP oscila entre otimista e meditativo em diferentes estilos musicais, incluindo um toque tradicional armênio. “A inspiração mais significativa por trás de YERAZ foi estabelecer um novo precedente para a identidade armênia, ilustrando-a através de vários contextos musicais. Ao abordar esta compilação como um ‘artefato’ ao invés de um álbum de música, ela amadurecerá com o tempo e se tornará um reflexo deste momento atual, onde ainda estamos processando as perdas do ano passado e procurando meios de reconstruir nossa cultura ” diz Zach Asdourian, fundador da Critique, a agência criativa de Los Angeles por trás do álbum.

YERAZ é uma colaboração entre a Critique e a Kooyrigs, uma organização sem fins lucrativos que implementa projetos comunitários e educacionais tanto online quanto na Armênia. Todos os lucros do álbum serão doados para Kooyrigs e usados ​​para apoiar iniciativas artísticas no país.

Além de já lançado digitalmente, YERAZ também uma versão em vinil ainda este ano. Enquanto o lado A-B apresenta artistas da diáspora radicados nos Estados Unidos, o lado C-D é dedicado aos nativos da Armênia. Entre os nomes mais proeminentes que participam do projeto estão o músico armênio libanês de Los Angeles Bei Ru, a cantora neo-psicodélica Angel Deradoorian, KamavoSian e Melineh.

“Prensar o YERAZ em um disco de vinil parecia muito apropriado porque a experiência de escuta pode se tornar mais um ritual onde o disco é posicionado, a agulha é abaixada e o ouvinte é transportado”, diz Asdourian. “Enquanto ouvem, gostaria que todas as pessoas meditassem sobre o novo paradigma que está sendo delineado pelo álbum, onde o passado, o presente e o futuro da história de nosso povo são ilustrados por meio de uma nova narrativa.”

Para comprar o álbum completo tanto em versão digital quanto em vinil, acesse a página da Bandcamp da agência clicando aqui.

Matérias Relacionadas
Cultura

Jivan Gasparyan, o músico armênio amado pelas estrelas do rock e de Hollywood

Fontes : NPR Você pode não conhecer o recém-falecido músico e…
Leia mais
Eurovision

Armênia não participará do Eurovision 2021

Fontes : Eurovision A emissora pública da Armênia, AMPTV ou 1TV, anunciou sua…
Leia mais
CulturaTudo

Cantor Onnik Dinkjian é agraciado com prêmio do Patrimônio Nacional

Fontes : Asbarez, National Endowment for the Arts O cantor folclórico e litúrgico…
Leia mais

Deixe um comentário