EventosTudo

História da Armênia Moderna é tema de palestra na Casa da Bóia

No próximo dia 25 de março a Casa da Bóia promoverá a palestra sobre a História da Armênia Moderna: da ascensão e crise do Império Otomano e o planejamento, execução e negação do Genocídio Armênio à resistência nacional e estabelecimento da República da Armênia.

Desde 2019 a Casa da Boia Cultural, num trabalho de promoção e resgate da herança armênia familiar, tem promovido um ciclo de palestras abertas e gratuitas sobre a história da Armênia proferidas pelo professor Sarkis Ampar Sarkissian que já tratou dos períodos da Antiguidade e Idade Média. As inscrições são realizadas diretamente pelo site (https://casadaboia.com.br/palestra-historia-armenia-moderna/), pois as vagas são limitadas ao espaço do auditório.

A próxima palestra abordará a queda de Constantinopla, que deu origem à fundação do Império Otomano e seu apogeu entre os séculos XV e XVII.

Consequentemente às crises enfrentadas pelo império, analisará ainda o surgimento do movimento de despertar nacional armênio juntamente com a Questão Armênia, bem como a ascensão dos Jovens Turcos e a implementação da ideologia panturquista.

No contexto da Primeira Guerra Mundial, tratará do plano de fundo para planeamento e execução do Genocídio Armênio, que é tema central da palestra. O episódio histórico é até hoje negado pela Turquia e objeto de litígio entre armênios e turcos.

Por fim, serão abordados os movimentos de resistência nacional e o estabelecimento da República da Armênia no âmbito de subsequentes tratados internacionais resultantes do jogo de interesses e negociações das potenciais mundiais.

A empresa, que completa 122 anos neste ano, foi fundada pelo imigrante armênio-sírio Rizkallah Jorge Tahanian, especialista e pioneiro do ramo de metalurgia e hidráulica no Brasil. Rizkallah Jorge foi um grande benemérito e mecenas da comunidade armênia tanto do Brasil quanto da Síria. Em sua casa, localizada sobre o mesmo palacete que ainda funciona a empresa, abrigou refugiados armênios recém-chegados ao Brasil dando a eles ajuda de primeiras necessidades e oferecendo ainda condições para se instalarem economicamente na capital paulista. No mesmo local foi celebrada ainda a primeira missa armênia no Brasil, em 20 de janeiro de 1924.

Em meio às comemorações de 120 anos, a Casa da Boia promoveu a exposição “Entre papéis, fotografias e objetos: o acervo de Rizkallah Jorge Tahan”, inaugurando assim o projeto Casa da Boia Cultural, sob direção de Adriana Hannud Rizkallah, nas dependências da residência de seu fundador. A exposição de longa duração está aberta até hoje e é ainda uma ótima oportunidade para quem for à palestra de conhecer mais sobre a imigração armênia, empreendedorismo e o legado arquitetônico e de benemerência de Rizkallah Jorge.

A frente dos negócios da família, Mario Roberto Rizkallah é um grande entusiasta do prestigio acumulado pela empresa centenária, bem como da renovação do Centro de São Paulo por meio da recuperação da memória de seu avô. A Casa conta desde o ano passado com visitas mensais concorridíssimas guiadas pelos historiadores Renata Geraissati e Diógenes Sousa, que realizaram trabalhos sobre a vida e obra de Rizkallah Jorge.

Casa da Boia Cultural
Rua Florêncio de Abreu, 119 Centro – São Paulo, SP
Metrô São Bento

Matérias Relacionadas
ArtsakhDa Redação

Greta Thunberg denuncia a hipocrisia do Azerbaijão na COP29 e visita a Armênia

Fontes : Asbarez, News.am, ArmenPress Recentemente, a ativista…
Leia mais
Eventos

Exposição em São Paulo Celebra a Resistência e a Arte Armênia

No próximo sábado, dia 21 de setembro, São Paulo será palco da segunda exposição individual da…
Leia mais
Da Redação

Armênia Participará da Cúpula do BRICS na Rússia em Outubro

Fontes : Azatutyun A Armênia participará de uma cúpula do grupo BRICS…
Leia mais

Deixe um comentário