Na tarde de domingo, 20 de março de 2011, foi realizado no Clube Armênio, em São Paulo, o lançamento da versão em português do livro “O Grito Armênio”, de autoria do jornalista argentino e especialista em direitos humanos, Mariano Saravia.
O livro aborda questões relativas ao Genocídio Armênio entre 1915-23 perpetrado pelo Governo Turco-Otomano. A abertura do evento foi feita pelo jovem Eduardo Marzbanian.
A apresentação da obra ficou a cargo do próprio autor que, após fazer uso da palavra, apresentou um vídeo da oportunidade em que esteve na Armênia usurpada, atual parte leste da Turquia. Após a reprodução do vídeo, Saravia, com o auxilio dos professores James Onnig Tamjian e Heitor Loureiro, criou uma mesa para debates acerca do tema
Diversas questões foram levantadas pelos presentes, e foram debatidas e respondidas pelos componentes da mesa, cada um em sua especialidade: Mariano Saravia respondeu as questões pertinentes ao livro e a sua área de atuação, que é de Direitos Humanos. Heitor Loureiro conduzia suas respostas embasadas em seus conhecimentos de historiador que é, e James Onnig Tamjian com sua compreensão sobre a geopolítica armênia e mundial.
O evento contou ainda com a presença do Arcebispo Datev Kharibian, prelado titular da igreja Apostólica Armênia de São Paulo, com os professores Dr. Hagop Kechichian e Drª. Sossi Amiralian, além dos jovens e membros ativos da comunidade Armênia de São Paulo.
Ao final do lançamento, aconteceu uma sessão de autógrafos em que o autor atendeu a todos pacientemente.
O Portal Estação Armênia gostaria de agradecer aos que estiveram presentes a este importante e significativo lançamento. Agradecer, principalmente, ao Jornalista Mariano Saravia e à diretoria do Clube Armênio por ter cedido suas dependências para a realização de mais um evento em prol da Armenidade.
Aos interessados na obra, a aquisição pode ser feita na secretária do Clube Armênio, pelo telefone: (11) 5579-6035, ou na secretaria da Escola Armênia de São Paulo: Av. Santos Dumont, 55.
Foto: Helenice Dias
Heitor,
Parabéns pelo seu sucesso. Fico muito feliz por você e sua família.
Beijos,
Suely
Boa noite, como consigo adquirir o livro “O grito armênio”? Moro aqui no ABC.
Grato
Sérgio