Informativo ArmêniaTudo

A poesia de Raquel Naveira e os armênios

Informativo-Armênia

 

Informativo ARMÊNIA 2016
EDIÇÃO ESPECIAL
Redatora: Sossi Amiralian


A POESIA DE RAQUEL NAVEIRA E OS ARMÊNIOS

Raquel Naveira - Foto: Divulgação

Raquel Naveira – Foto: Divulgação

Conheci a escritora Raquel Naveira na Academia Paulista de Letras, em outubro de 2008, por ocasião da apresentação que fiz da obra do romancista armênio-americano William Saroyan, aos acadêmicos, à comunidade armênia e paulistas. Enquanto aguardava a palavra do então presidente, Dr. José Renato Nalini, para dar início à sessão, ao lado do Príncipe dos Poetas Paulo Bonfim, momentos antes, Raquel Naveira veio chegando … e apresentou-se como escritora mato-grossense, acadêmica e professora, interessada em ouvir um pouco mais do que já conhecia dos armênios. Esta aproximação de Raquel marcou o início de nossa amizade.

Tínhamos em comum o amor à Literatura e aos armênios. Acompanhei o trajeto literário de Raquel, lendo suas obras, poemas, ensaios e crônicas, os encontros literários por ela promovidos, as entrevistas pelas TVs, e ela, reciprocamente, recebendo meus e-mails, artigos e notícias redigidos e publicados no Informativo ARMÊNIA. Alegro-me, que até hoje.

Raquel Naveira nasceu e viveu em Campo Grande, tendo depois vivido no Rio de Janeiro e São Paulo, onde desenvolveu suas atividades literárias e magistério. É formada em Direito, Comunicações e Letras, na área da Literatura Francesa, na qual doutorou-se na Universidade de Nancy, na França. Sua riquíssima biografia pode ser sobejamente encontrada na mídia e redes sociais.

Agora, de volta às raízes, sua cidade natal, comemora os 30 anos de carreira literária, lançando uma obra com a seleção de seus próprios poemas:

 

Jardim Fechado“JARDIM FECHADO: UMA ANTOLOGIA POÉTICA”

É importante destacar, nesta obra, os poemas dedicados aos armênios, no capítulo do Romanceiro “Sob os Cedros do Senhor”. Por ter convivido com armênios e libaneses em Campo Grande (MS), a escritora registrou em linguagem poética, a história, os costumes, o viver e o sentir desses imigrantes, que igualmente integram o mosaico cultural brasileiro.

Este livro marca, a um tempo, o desfecho vitorioso de uma etapa de 30 anos, para reiniciar uma outra, revitalizada, no espaço que é seu de origem. Raquel continuará produzindo Poesia, como sempre fez: ela recebe-a como um dom de Deus, determinando seu rumo para o cumprimento de uma missão.

Sossi Amiralian

NB.: Contato para adquirir o livro, entre em contato: raquelnaveira@gmail.com
(Preço: 40 reais)

Matérias Relacionadas
Da Redação

Papa Leão XIV e Catholicos Karekin II reforçam laços espirituais e pedem paz para o povo armênio

Em encontro realizado em Castel Gandolfo, líderes da Igreja Católica e da Igreja Apostólica…
Leia mais
Esportes

Armênia estreia nas Eliminatórias da Copa de 2026 com derrota pesada para Portugal e vitória sobre a Irlanda

Seleção armênia sofre goleada por 5 a 0 diante dos portugueses, mas reage dias depois e supera a…
Leia mais
Esportes

Armênia recebe Portugal em Yerevan na estreia das Eliminatórias da Copa de 2026

Seleção armênia enfrenta os lusos neste sábado (6), às 13h de Brasília, no Estádio Vazgen…
Leia mais

Deixe um comentário