EsportesOlimpiadasTudo

Rio 2016: Resultados do segundo dia e conheça a história de Houry Gebeshian

O segundo dia jogos olímpicos foi de superação para os armênios.

13975503_1333460816682749_2009655197794890667_o

Ginástica Artística (Feminino)
Esse foi o dia da estréia da primeira mulher a competir no esporte pela Armênia em uma edição das Olimpíadas.
Leia abaixo a trajetória de Houry em matéria publicada no Globo esporte:

Houry Gebeshian é a primeira ginasta da Armênia a se classificar para uma Olimpíada. Ela tem 27 anos, mora nos Estados Unidos e possui dupla cidadania. O sonho olímpico só nasceu em 2010, quando teve a oportunidade de competir pela Armênia, país de seus avós, refugiados.

Houry trabalha toda noite, inclusive aos fins de semana, em uma clínica em Cleveland, onde mora. A jornada é de 40 horas semanais. Dorme apenas três horas por dia e, quando acorda, veste o collant e treina. É apaixonada pelo que faz: sua função é de assistente de cirurgiã. Chegou a abandonar a ginástica depois de se formar em Medicina.

– Eu ajudo a trazer vida ao mundo. É um trabalho maravilhoso. São de oito a dez bebês por plantão – conta a ginasta.

Para chegar até a Olimpíada, Houry precisou de muito mais do que nove meses de espera, como suas pacientes grávidas. Em 2010, entrou em contato com a Federação da Armênia e iniciou uma campanha para tentar se classificar aos Jogos de Londres 2012. Na seletiva, porém, estava lesionada. A vaga escapou. Ela não desistiu. Continuou trabalhando, dormindo pouco e treinando muito. Conseguiu.

No Rio, ela é só carisma. Quebra o silêncio do ginásio do Parque Olímpico. Grita para incentivar outras ginastas, aplaude. Sai do treino e dá um grande sorriso ao ver os repórteres. Conta com orgulho que os avós e outros familiares nasceram na Armênia. Muda a expressão e explica que, por causa de guerras, decidiram sair de lá. Viraram refugiados. Primeiro foram para o Líbano e, então seguiram para os Estados Unidos. Ainda tem parentes por lá, alguns primos de segundo grau.

– Minha carreira na ginástica está completa. Quero voltar para casa e me reconectar com a família da Armênia. Estamos construindo uma história. Espero que, com meu sucesso, teremos reconhecimento e apoio que precisamos para fortalecer a ginástica. E espero que as meninas se inspirem.

Não era o objetivo um ultra resultado de uma mega performance. A vitória estava na própria superação de Houry, em cada sorriso dado no ginásio (e foram muitos), em cada incentivo às companheiras. Por isso o fato de não ter passado para as finais não atrapalhou nem um pouco a alegria do dia e a sensação de superação.

Veja abaixo os resultados:
Solo: 12.900 (61º lugar)
Barras assimétricas: 13.666 (53º lugar)
Barra de equilíbrio: 13.266 (53º lugar)
Salto: 14,016
Geral: 53.848 (38º lugar)

Captura de Tela (601)

Boxe
Vladimir Margaryan enfrentou o atleta de Fiji, Winston Hill, ganhou nos 3 rounds e agora avança para as oitavas de final, que acontecem nessa quinta 11 de agosto.



Vladimir+Margaryan+Boxing+Olympics+Day+2+XcQ3gOlx1dBl

Sobre o autor

Artigos

Co-criador do Portal Estação Armênia. Engenheiro Mecânico e de automação, Descobri a ascendência armênia tardiamente e tenho me dedicado à criar conteúdo online para a comunidade desde então. Atualmente morando em Toronto.
Matérias Relacionadas
ArtsakhDa Redação

Greta Thunberg denuncia a hipocrisia do Azerbaijão na COP29 e visita a Armênia

Fontes : Asbarez, News.am, ArmenPress Recentemente, a ativista…
Leia mais
Eventos

Exposição em São Paulo Celebra a Resistência e a Arte Armênia

No próximo sábado, dia 21 de setembro, São Paulo será palco da segunda exposição individual da…
Leia mais
Da Redação

Armênia Participará da Cúpula do BRICS na Rússia em Outubro

Fontes : Azatutyun A Armênia participará de uma cúpula do grupo BRICS…
Leia mais

Deixe um comentário