EsportesOlimpiadasTudo

Rio 2016: Resultados do segundo dia e conheça a história de Houry Gebeshian

O segundo dia jogos olímpicos foi de superação para os armênios.

13975503_1333460816682749_2009655197794890667_o

Ginástica Artística (Feminino)
Esse foi o dia da estréia da primeira mulher a competir no esporte pela Armênia em uma edição das Olimpíadas.
Leia abaixo a trajetória de Houry em matéria publicada no Globo esporte:

Houry Gebeshian é a primeira ginasta da Armênia a se classificar para uma Olimpíada. Ela tem 27 anos, mora nos Estados Unidos e possui dupla cidadania. O sonho olímpico só nasceu em 2010, quando teve a oportunidade de competir pela Armênia, país de seus avós, refugiados.

Houry trabalha toda noite, inclusive aos fins de semana, em uma clínica em Cleveland, onde mora. A jornada é de 40 horas semanais. Dorme apenas três horas por dia e, quando acorda, veste o collant e treina. É apaixonada pelo que faz: sua função é de assistente de cirurgiã. Chegou a abandonar a ginástica depois de se formar em Medicina.

– Eu ajudo a trazer vida ao mundo. É um trabalho maravilhoso. São de oito a dez bebês por plantão – conta a ginasta.

Para chegar até a Olimpíada, Houry precisou de muito mais do que nove meses de espera, como suas pacientes grávidas. Em 2010, entrou em contato com a Federação da Armênia e iniciou uma campanha para tentar se classificar aos Jogos de Londres 2012. Na seletiva, porém, estava lesionada. A vaga escapou. Ela não desistiu. Continuou trabalhando, dormindo pouco e treinando muito. Conseguiu.

No Rio, ela é só carisma. Quebra o silêncio do ginásio do Parque Olímpico. Grita para incentivar outras ginastas, aplaude. Sai do treino e dá um grande sorriso ao ver os repórteres. Conta com orgulho que os avós e outros familiares nasceram na Armênia. Muda a expressão e explica que, por causa de guerras, decidiram sair de lá. Viraram refugiados. Primeiro foram para o Líbano e, então seguiram para os Estados Unidos. Ainda tem parentes por lá, alguns primos de segundo grau.

– Minha carreira na ginástica está completa. Quero voltar para casa e me reconectar com a família da Armênia. Estamos construindo uma história. Espero que, com meu sucesso, teremos reconhecimento e apoio que precisamos para fortalecer a ginástica. E espero que as meninas se inspirem.

Não era o objetivo um ultra resultado de uma mega performance. A vitória estava na própria superação de Houry, em cada sorriso dado no ginásio (e foram muitos), em cada incentivo às companheiras. Por isso o fato de não ter passado para as finais não atrapalhou nem um pouco a alegria do dia e a sensação de superação.

Veja abaixo os resultados:
Solo: 12.900 (61º lugar)
Barras assimétricas: 13.666 (53º lugar)
Barra de equilíbrio: 13.266 (53º lugar)
Salto: 14,016
Geral: 53.848 (38º lugar)

Captura de Tela (601)

Boxe
Vladimir Margaryan enfrentou o atleta de Fiji, Winston Hill, ganhou nos 3 rounds e agora avança para as oitavas de final, que acontecem nessa quinta 11 de agosto.



Vladimir+Margaryan+Boxing+Olympics+Day+2+XcQ3gOlx1dBl

Sobre o autor

Artigos

Co-criador do Portal Estação Armênia. Engenheiro Mecânico e de automação, Descobri a ascendência armênia tardiamente e tenho me dedicado à criar conteúdo online para a comunidade desde então. Atualmente morando em Toronto.
Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário