O Eurovision nos últimos anos tornou-se mais do que apenas uma competição de composições, é a oportunidade dos países europeus mostrarem um pouco da sua cultura, principalmente aqueles que costumam ser esquecidos durante as notícias cotidianas. Foi assim ano passado quando Aram MP3, embora tenha deixado a desejar nos instrumentos, usou do clipe pré-apresentação e da iluminação para mostrar um pouco da cultura armênia.
Existe também aquele grupo que aproveita que os olhos de toda a Europa estão voltados para eles para emplacar a música que passará o resto do ano tocando em rádios do mundo todo.
Ano passado Aram conseguiu repetir o feito que Sirusho conquistou em 2008 a 4ª posição no quadro geral entre os 37 participantes (a melhor colocação da Armênia até agora). Mesmo tendo entrado no Eurovision apenas em 2006, a Armênia tem se destacado na competição, estando presente em quase todas as finais (menos na de 2012, quando Emmy participou, e em 2013, quando a competição foi em Baku e a delegação armênia se recusou a participar).
Esse ano a competição é em Viena, na Áustria, país da vencedora do último ano, Conchita Wurst. Por sinal, a Áustria é o país que mais deu pontos para a Armênia na final, junto coma França e a Geórgia (resultado de um comentário preconceituoso de Aram MP3 antes da competição que terminou com uma confissão de arrependimento e o pedido de desculpas de Aram).
Para a 60ª edição do evento a AMPTV (emissora armênia filiada ao Eurovision) anunciou que o representante armênio no ano do centenário será o grupo Genealogy (em português, genealogia, a ciência que estuda as origens). O grupo, ainda virtual, será formado por um representante armênio de cada continente do país mais um representante que reside na Armênia. Para completar o cenário, a disposição do grupo no palco formará o desenho da flor miosótis (não-me-esqueças), símbolo do centenário do Genocídio Armênio, com o representante armênio no centro e os outros cinco ao redor nas pétalas.
A ocasião não podia ser mais favorável à situação, já que a primeira semifinal do evento acontecerá no dia 19 de Maio, 25 dias após o centenário, e para completar a Turquia continuará fora da competição este ano, como aconteceu ano passado, por decisão dos organizadores.
O Genealogy já está completo: da Armênia, Inga Arshakyan, que cantou com a irmã Anush na edição de 2009. Da Europa, o cantor e ator francês Essaï Altounian foi o primeiro a ser anunciado. A compositora e cantora Tamar Kaprelian dos EUA representa a diáspora na América. Vahe Tilbian da Etiópia representa o continente Africano. A Ásia é representada pela japonesa Stephanie Topalian que além de cantora é atriz. E finalizando o time, a australiana Mary-Jean O’Doherty Vasmatzian representa a Oceania com sua voz de soprano que ja lotou grandes óperas.
Também já foi revelada a música que irá levar a mensagem de reconhecimento à milhões de casas no mundo nos dias 19 e 23 de Maio.
Face the Shadow, apesar do título, não é endereçada aos negacionistas. A música composta por Armen Martirosyan é um chamado a todos os armênios para que lutem pela memória dos mártires de 1915. O título origina da música “Don’t Deny” teve de ser mudado para evitar ser desclassificada.
O clipe de divulgação também é um show a parte. Dirigido por Aren Bayadyan, o conceito do vídeo é a idéia de genealogia: as famílias fotografas representam as mudança de gerações e como as novas gerações estão sempre substituindo as anteriores e carregando as tradições e os valores.
Durante o clipe ainda pode ser visto o bordar de um pássaro, que simboliza a paz, a liberdade e carregando boas notícias com um ramo de árvore.
Assista abaixo ao clipe e leia a letra da música que estará nos palcos da Eurovision em 2015, Face the Shadow:
[row][double_paragraph]
We find so many ways of fooling our heart
Playing too many games, trying to hide
When you follow your dream, surrender the sorrow inside
Face every shadow you deny
Feels like so many times life was unfair
Will you run and forget all the despair?
If it’s breaking you down, remember the power inside
Face every shadow you deny
Time is ticking and you keep thinking
That you are tricking your heart
So don’t deny
Ever, don’t deny
Baby, don’t deny
You and I
Across the ocean of blues happy you’ll be
Once you’ve risen you are meant to be free
When you’re feeling afraid remember there’s hope inside
Face every shadow purified
Time is ticking and you keep thinking
(Time is ticking, thinking)
That you are tricking your heart
So don’t deny
Ever, don’t deny
Listen, don’t deny (I don’t want you to deny)
You and I
Don’t deny
Ever, don’t deny
Listen, don’t deny (Listen)
Don’t deny you and I
[/double_paragraph][double_paragraph] Nós encontramos muitas maneiras de enganar o nosso coração
Jogando muitos jogos, tentando esconder
Quando você seguir o seu sonho, render a tristeza interna
Encare cada sombra que você nega
Parece que muitas vezes a vida foi injusta
Você vai correr e esquecer todo o desespero?
Se ele está te destruindo, lembre-se do poder interno
Encare cada sombra que você nega
O tempo está passando e você continua pensando
Que você está enganando seu coração
Então, não negue
Nunca, não negue
Baby, não negue
Você e eu
Do outro lado do oceano azul, feliz você será
Depois de ressuscitado você está destinado a ser livre
Quando você se amedrontar lembre-se que há esperança dentro
Encare cada sombra purificado
O tempo está passando e você continua pensando
(O tempo está passando, pensando)
Que você está enganando seu coração
Então, não negue
Nunca, não negue
Ouça, não negue (eu não quero que você negue)
Você e eu
Não negue
Nunca, não negue
Ouça, não negue (Ouça)
Não negue, você e eu [/double_paragraph] [/row]
Nas próximas semanas o Portal Estação Armênia trará mais informações da competição e explicará todas as regras e expectativas da competição para que o leitor possa acompanhar de perto e torcer pela Armênia.
Assista ao vídeo oficial da participação da Armênia:
Aram MP3 na final de 2014:
Muito interessante a proposta. O mundo tem que conhecer melhor este acontecimento histórico que, por conveniência de muitos, é jogado á periferia dos registros oficiais.