CulturaDa RedaçãoEventosGenocídio ArmênioTudo

Peça teatral sobre o Genocídio Armênio, “1915” terá segunda temporada em abril

10872260_813040182092443_1132560709_nMais uma vez o Grupo Teatral ARCA em conjunto com o CNA-Brasil  (Conselho Nacional Armênio – Brasil) anunciam os preparativos para a segunda temporada do espetáculo “1915” do dramaturgo Arthur Haroyan com a direção de Rogério Rizzardi.

Em 2015 rememora-se o centenário do Genocídio Armênio e a peça teatral vem como uma homenagem.

O espetáculo estará em cartaz todas as quartas e quintas-feiras do mês de abril, às 21 horas, e também nos dias, 6, 7, 13 e 14 de maio de 2015, no Viga Espaço Cênico, localizado na rua Capote Valente, número 1323, no bairro de Pinheiros.

O Vice-Presidente do CNA- Brasil Kevork Zadikian, um dos coordenadores do projeto, ressalta a importância dessa segunda temporada: “Certamente a peça vai contribuir com a divulgação da injustiça junto ao grande público. É uma oportunidade que nós temos de levar arte e informação e promover a discussão sobre os direitos humanos.”

O extermínio de aproximadamente 1,5 milhão de armênios constituiu o primeiro genocídio do século XX, reconhecido por parte da comunidade internacional, mas negado sistematicamente pelos governos turcos que estiveram no poder desde a queda do Império Otomano até os dias de hoje. O intuito da encenação é transmitir acontecimentos intensos e obscuros da história mundial, que ao serem negligenciados é como se nunca tivessem existido.

Abaixo, assista ao teaser da peça:

A peça é importante para expor a injustiça e contar a verdadeira história deste povo, que em alguns países foi proibida de ter o seu reconhecimento devido, e de alguma forma protestar contra esta barbárie que não pode ser esquecida ou ignorada. É uma forma de expressão de um povo que teve que calar sua dor e que ainda hoje sofre com a negligência dos fatos que viveram. Os fatores históricos, dramáticos e estéticos caracterizam “1915” como uma peça envolvente, inusitada que tem o objetivo de elucidar, refletir e comover o seu público. O espetáculo “1915” será realizado através da iniciativa cultural do CNA- filial Brasil(Conselho Nacional Armênio).

O Presidente do CNA-Brasil, James Onnig Tamdjian declarou: “a defesa do reconhecimento do genocídio é na verdade uma das muitas formas de se prevenir que novos crimes dessa magnitude aconteçam. Divulgar é prevenir e nada melhor do que uma peça de teatro de alta qualidade para esse fim.

Fique por dentro das novidades, curta a página do espetáculo “1915”, no Facebook!


 

10863483_813038912092570_1627564481_nO idealizador e dramaturgo Arthur Haroyan conversou com o Portal Estação Armênia.

Portal: Arthur, para um ator como você, que veio da Armênia e hoje está ativo na cena cultural paulistana e brasileira, qual o significado de uma segunda temporada da sua peça “1915”.

Arthur: A primeira temporada foi uma realização do meu sonho. Foi uma temporada de sucesso e platéias lotadas. Tudo isso define o resultado e a importância do nosso trabalho. Todos nos ficamos felizes por isso. A segunda temporada vai ser continuação desse sonho porque esse projeto é uma missão do grupo ARCA, do diretor Rogério Rizarrdi, e todo equipe CNA Brasil.

Portal: Qual é a grande lição que os espectadores da peça “1915” vão levar para casa nesta segunda temporada?

Arthur: Objetivo dessa segunda temporada é a mesma que da primeira – mostrar para o público brasileiro os fatos históricos acontecidos com os armênios durante da primeira guerra mundial! E a grande lição da temporada que espectador tem que levar pra casa é tem que punir os culpados para não se repetir os crimes iguais…

Matérias Relacionadas
Eventos

Novo documentário de Gary Gananian sobre Artsakh será exibido em São Paulo

Gary Gananian, um dos diretores de Rapsódia Armênia, acaba de lançar um novo documentário…
Leia mais
Genocídio Armênio

Mississippi reconhece o Genocídio Armênio

Fontes : ArmRadio O Mississippi tornou-se o 50º estado dos EUA a…
Leia mais
Genocídio Armênio

Novo seriado da Disney cita Genocídio Armênio

O novo seriado da Disney+ Cavaleiro da Lua (Moon Knight) citou em uma cena de seu primeiro episódio…
Leia mais

Deixe um comentário