Da RedaçãoTudo

Estado da Califórnia reconhece a independência de Nagorno-Karabagh (Artsakh)

FONTE: Asbarez / Prensa Armênia -O Senado da Califórnia aprovou uma resolução nesta quarta-feira, 27 de agosto reconhecendo os esforços de Nagorno Karabakh (Artsakh, em armênio) em se desenvolver como um país livre e independente e pedindo formalmente ao Presidente Barack Obama e ao Congresso dos Estados Unidos para apoiar a autodeterminação e independência da República Democrática Armênia de Nagorno Karabagh.

O presidente do Senado californiano, Kevin De Leon, disse em seu discurso de abertura: “os armênios da região sofreram muito e merecem uma pátria livre e independente onde não estejam em risco de perseguição. A Califórnia pode ser exemplo procurando motivar a mudanças no mundo. Com isto como meta, peço-lhe para apoiar a democracia, a liberdade, a resolução de um povo para conseguir o reconhecimento internacional de Nagorno-Karabakh“.
8.27.14

Foto: A partir da esquerda: Diretor da ANCA Haig Baghdassarian, a Diretora Executiva da ANCA Elen Asatryan, Presidente do Senado Kevin De Leon, Chair Nora Hovsepian, autor da AJR 32 Mike Gatto, Senador Ricardo Lara, e o Diretor da ANCA Tereza Yerimyan

A Califórnia é o lar de milhares de refugiados armênios dos pogroms Sumgait e Kirovabad ocorridos entre 1988 e 1990 no Azerbaijão (leia mais, clique aqui). Era um plano de limpeza étnica que o governo do Azerbaijão aplicava contra os armênios. Muitos destes refugiados estavam presentes no momento da votação histórica, junto com representantes do Comitê Nacional Armênio da América (ANCA) que liderou a proposta. Esta decisão não poderia ter vindo em melhor hora, dado o intenso nível de violência recente na fronteira entre Karabakh e Azerbaijão, enquanto nossos combatentes estão defendendo o direito de nosso povo de viver sob um governo livre.  O povo de Karabakh não merece menos e precisa deste apoio agora mais do que nunca“, disse a Diretora Executivo da região oeste do ANCA , Elen Asatryan.
A Califórnia se junta à lista de estados que já adotaram leis em favor de Karabakh, como Massachusetts, Rhode Island, Maine e Louisiana.
Matérias Relacionadas
Da Redação

Papa Leão XIV e Catholicos Karekin II reforçam laços espirituais e pedem paz para o povo armênio

Em encontro realizado em Castel Gandolfo, líderes da Igreja Católica e da Igreja Apostólica…
Leia mais
Esportes

Armênia estreia nas Eliminatórias da Copa de 2026 com derrota pesada para Portugal e vitória sobre a Irlanda

Seleção armênia sofre goleada por 5 a 0 diante dos portugueses, mas reage dias depois e supera a…
Leia mais
Esportes

Armênia recebe Portugal em Yerevan na estreia das Eliminatórias da Copa de 2026

Seleção armênia enfrenta os lusos neste sábado (6), às 13h de Brasília, no Estádio Vazgen…
Leia mais

Deixe um comentário