Via Asbarez –
O partido governista escolheu na tarde desta quinta-feira (21) Ahmet Davutoglu, ministro das Relações Exteriores da Turquia, para substituir o presidente eleito Recep Tayyip Erdogan, como primeiro-ministro, segundo a agência Al Jazeera.
Erdogan, o primeiro-ministro que encerra seu mandato, anunciou a nomeação de Davutoglu a poucos instantes, após uma reunião dos líderes do Partido Justiça e Desenvolvimento (Partido AK).
“Acredito que o nosso candidato à liderança do partido e primeiro-ministro vai realizar o ideal de uma nova Turquia e cumprir as metas do AKP até 2023“, – quando a Turquia moderna celebra o seu 100 º aniversário – disse Erdogan no encontro com as bases seu partido, segundo a agência de notícias AFP.
Davutoglu, 55 anos, foi por muito tempo cotado para ser primeira escolha de Erdogan para substituí-lo. Davutoglu comandou a política externa da Turquia desde 2009 e foi assessor de Erdogan antes disso. Ele é esperado por muitos analistas como um primeiro-ministro negociador, tendo principalmente os conselhos de Erdogan.Erdogan já indicou que pretende manter o controle sobre o governo, fazendo uso dos poderes raramente usados pela Presidência, em grande parte só representativa. Quando Erdogan julgar necessário, pretende convocar e presidir as reuniões do gabinete, e expandir os poderes presidenciais, segundo a agência de notícias Associated Press. A nomeação de Davutoglu será feita por um congresso extraordinário do partido AK marcado para o dia 27 de agosto e ele tomará posse no dia seguinte.Erdogan foi eleito presidente em 10 de agosto, com 52 por cento dos votos.*** Em breve o Portal Estação Armênia trará uma análise com as possíveis consequências para os armênios com a nomeação de Davotoglu como novo Primeiro ministro da Turquia