Da Redação

Davutoglu é nomeado novo Primeiro Ministro da Turquia

Via Asbarez
O partido governista escolheu na tarde desta quinta-feira (21) Ahmet Davutoglu, ministro das Relações Exteriores da Turquia, para substituir o presidente eleito Recep Tayyip Erdogan, como primeiro-ministro, segundo a agência Al Jazeera.
Ahmet Davutoglu (esq.) e Recep Tayyip Erdogan. Aug. 21, 2014. (Photo: Hurriyet Daily)

Ahmet Davutoglu (esq.) e Recep Tayyip Erdogan. Aug. 21, 2014. (Photo: Hurriyet Daily)

Erdogan, o primeiro-ministro que encerra seu mandato, anunciou a nomeação de Davutoglu a poucos instantes, após uma reunião dos líderes do Partido Justiça e Desenvolvimento (Partido AK).

“Acredito que o nosso candidato à liderança do partido e primeiro-ministro vai realizar o ideal de uma nova Turquia e cumprir as metas do AKP até 2023“, – quando a Turquia moderna celebra o seu 100 º aniversário – disse Erdogan no encontro com as bases seu partido, segundo a agência de notícias AFP. 
Davutoglu, 55 anos, foi por muito tempo cotado para ser primeira escolha de Erdogan para substituí-lo. Davutoglu comandou a política externa da Turquia desde 2009 e foi assessor de Erdogan antes disso. Ele é esperado por muitos analistas como um primeiro-ministro negociador, tendo principalmente os conselhos de Erdogan.Erdogan já indicou que pretende manter o controle sobre o governo, fazendo uso dos poderes raramente usados pela Presidência, em grande parte só representativa. Quando Erdogan julgar necessário, pretende convocar e presidir as reuniões do gabinete, e expandir os poderes presidenciais, segundo a agência de notícias Associated Press. A nomeação de Davutoglu será feita por um congresso extraordinário do partido AK marcado para o dia 27 de agosto e ele tomará posse no dia seguinte.Erdogan foi eleito presidente em 10 de agosto, com 52 por cento dos votos.*** Em breve o Portal Estação Armênia trará uma análise com as possíveis consequências para os armênios com a nomeação de Davotoglu como novo Primeiro ministro da Turquia

Matérias Relacionadas
Eventos

Novo documentário de Gary Gananian sobre Artsakh será exibido em São Paulo

Gary Gananian, um dos diretores de Rapsódia Armênia, acaba de lançar um novo documentário…
Leia mais
Genocídio Armênio

Mississippi reconhece o Genocídio Armênio

Fontes : ArmRadio O Mississippi tornou-se o 50º estado dos EUA a…
Leia mais
Genocídio Armênio

Novo seriado da Disney cita Genocídio Armênio

O novo seriado da Disney+ Cavaleiro da Lua (Moon Knight) citou em uma cena de seu primeiro episódio…
Leia mais

Deixe um comentário