Da RedaçãoTudo

Erdogan reclama da oposição: "Eles disseram coisas ainda mais repulsivas: Chamaram-me de armênio!"

ISTAMBUL (Agence France Presse) – O primeiro-ministro turco e candidato a presidência da Turquia Recep Tayyip Erdogan usou de pesado linguajar racista em uma entrevista na televisão. Durante uma transmissão ao vivo no Canal privado NTV na última terça-feira Erdogan reclamou que a oposição faz uma campanha sistemática de difamação contra ele, colocando em dúvida sua origem étnica. “Chamaram-me de georgiano. Perdoe-me por dizer isso, mas eles disseram coisas ainda mais repulsivas: Chamaram-me de armênio“, disse Erdogan. “Até onde eu aprendi com meu pai e meu avô, eu sou um turco“, acrescentou.

Imagem1Seu comentário de que era repulsivo ser chamado de armênio atraiu a ira nas redes sociais, inflamando ainda mais as tensões dias antes da eleição presidencial de domingo, onde Erdogan é favorito para se tornar chefe de Estado. “Desculpe-me, mas por favor, vá se tornar presidente de outro país”, escreveu proeminente colunista turco-armênio Hayko Bagdat em uma resposta irritada a Erdogan.

Melda Onur, parlamentar do principal partido de oposição, o Partido Republicano do Povo (CHP), perguntou: “Existe algum grupo étnico que pudesse escapar do discurso de ódio de Erdogan?” Críticos acusaram Erdogan de fazer um jogo sectário com o tema étnico na corrida para as eleições presidenciais. “É repulsivo ser um armênio ou é uma vergonha? Por favor, explique agora!” Exigiu o âncora da CNN – Turquia , Nevsin Mengu, um dos mais respeitados do país. A minoria armênia na Turquia – os que restaram de uma comunidade muito maior que viveu durante o Império Otomano – totalizam hoje 70.000 pessoas efetivamente a maioria vivendo em Istambul. Eles muitas vezes se queixam de serem considerados cidadãos de segunda classe em um país onde ” ser armênio” é muitas vezes considerado uma maldição.

Matérias Relacionadas
Da Redação

"Você aprende a esconder a própria identidade": ser queer no serviço militar da Armênia

Por Ani Avetisyan / OC Media Na Armênia, o serviço militar é obrigatório, mas, para os…
Leia mais
Da Redação

Partido de Pashinyan vence eleições e consolida a virada da Armênia rumo ao Ocidente

Contrato Civil garante maioria na Assembleia Nacional, mas fica sem os dois terços necessários…
Leia mais
Cultura

Armênia inclui três tipos de dolma, canções de ninar e tradições populares na lista de patrimônio cultural

Três variedades de dolma (preparadas com peixe, com adição de cânhamo e com repolho azedo e…
Leia mais

1 Comentário

Deixe um comentário