Hamazkayin

Nairi no Hamazkayin | Dia 15: Stepanakert, Shushi, Jambar e mais 

15° dia do Fórum Estudantil de Verão do Hamazkayin (31/07 e 01/08)

Nairi 2Por Nairi Zadikian:

Leia todos os relatos em -> www.estacaoarmenia.com.br/hamazkayinn


Sábado (02/08) foi nosso último dia em Stepanakert.

Começamos visitando o memorial em homenagem aos mártires de 1915, local onde também abriga os túmulos dos heróis que lutaram na independência de Artsakh e que não estão em Yeraplur, em Yerevan, como já comentei anteriormente nesta coluna.

Ao chegarmos lá, vários militares realizavam uma cerimônia aberta, e havia bastante público. Isso é uma característica marcante de Artsakh.

O povo, a cidade, as ruas, tudo remete ao grande respeito e importância que eles dão ao exército. Óbvio que não poderia ser de outra maneira, dado todo o histórico de Karabagh, mas só queria frisar que esse é um detalhe muito nítido a qualquer visitante.

Na rua, banners e outdoors com esse motivo… Frases de Karekin Njteh, Monte Melkonian, e Vazgen Sarkisian espalhadas por todos os lados nunca te deixam esquecer da sua dívida com seu povo. Nós, armênios, simplesmente NÃO TEMOS O DIREITO de esquecer, tratar com indiferença ou não conhecer nossa história. Até mesmo nossa apatia frente às questões pertinentes ao nosso povo escrevem uma página na sua história e influencia nosso futuro. 

LEM NairiNossa próxima parada foi uma surpresa pra mim… Mais um daqueles momentos de que não esquecerei. Visitamos, na tão importante Shushi, a escola que está servindo de sede para o Jambar organizado pelo Hay Yerdasartagan Miutiun de Beirut, Líbano, filiado a FRA, mais conhecido como L.E.M (Lemagan Eridasartadz Myutiun). Neste caso, consiste em um programa de férias totalmente voltado às crianças residentes em Shushi, de 8 a 16 anos.

Existem mais cinco Jambar acontecendo neste verão na Armênia e em Artsakh. Organizam as HEM de Los Angeles, Beirut e Paris. Toda a programação é voltada para a formação intelectual e política das crianças, que são divididas em grupos e tem seus “varich”, que são os jovens vindos da diaspora. São explorados temas como história da Armênia, história do Tashnagtsutiun, são ensinadas canções patrióticas e os jovens podem desenvolver trabalhos em grupo.

Agora imaginem só eu subindo as escadas do prédio onde as crianças estavam, e sentindo o chão tremendo. Tremendo de verdade. Me aproximei de uma das salas, e pude ver um verdadeiro exército pronto pra lutar pela sua pátria. Pequenos pela idade, mas grandes pela força com que gritavam palavras de ordem como “Ararate mern e! (Ararat é nosso)”, “Vane mern e(Van é nossa)”, “Dzovits dzov Hayasdan bidi unenank(vamos ter Armênia de mar a mar)”, e outras coisas. Cantaram “Tashnag Tro“, e “Menk angeghdz zinvor enk“. Não posso deixar de mencionar o grande trabalho que esses jovens vindos de fora, assim como nós, fazem por essas crianças. É muito respeitável e realmente importantíssimo. Me senti orgulhosa por eles.

Parabéns mesmo!

Logo em seguida visitamos a famosa catedral de Ghazanchetsots, em Shushi, destino de vários fiéis católicos e também de turistas que vem apreciar, além de tudo, sua vela arquitetura.

Visitamos ainda a prefeitura e o forte da cidade Askeran, no interior de Artsakh, com pouco mais de 3000 habitantes. Fomos recebidos pelo prefeito, membro do FRA Gomide central da Armênia, que nos explicou sobre o histórico da região, que no passado serviu de grande resistência frente aos inimigos, e também sobre a produção predominante da cidade, que é a produção de vinho.

Visitaríamos a importante região de Tigranakert também, mas nesse dia soldados haviam fechado a passagem, devido a distúrbios que aconteceram desde quinta-feira na fronteira. Ficou pra uma próxima vez!

Voltamos ao hotel, onde fomos recebidos com um belo jantar ao ar livre, que contava ainda com a apresentação de um grupo, com roupas típicas armênias, que cantava canções patrióticas e folclóricas. Foi uma maneira inesquecível de fechar nossa ultima noite na linda Stepanakert.

Amanhã partimos para Yerevan, até mais!

 

 

 

 

 

Matérias Relacionadas
Artsakh

Ministro das Relações Exteriores da Armênia denuncia Azerbaijão em Moscou

Fontes : Mirror Spectator O novo ministro das Relações Exteriores da…
Leia mais
Esportes

Armênia é goleada pela Alemanha nas Eliminatórias para a Copa do Mundo

Seleção armênia cai para a segunda posição no Grupo J. A Armênia foi derrotada por 6 a…
Leia mais
Esportes

Armênia empata e mantém liderança nas Eliminatórias da Copa

Seleção continua invicta e chega aos 10 pontos A Seleção Armênia de Futebol voltou a…
Leia mais

Deixe um comentário