EventosTudo

FRA relembra Khanassor, Lisbon e Sèvres com Herissé no SAMA, em 2 de agosto

detsa cópia

No dia 02 de agosto de 2014, a Associação Cultural Armênia de São Paulo (ACASP – Ho.Hi.Ta – Tro) realiza evento em comemoração à três  importantes datas para todos os armênios.

A festa irá rememorar os 117 anos da “Incursão de Khanassor” (Khanassori Archavank), além dos 31 anos do ato dos 5 heróis de Lisboa (Lisbon 5), bem como os 94 anos da assinatura do Tratado de Sèvres.

O evento terá início às 20:30 horas, no salão térreo do Clube Armênio/SAMA, quando será servido um tradicional e saboroso Herissé* armênio, além de apresentação de atividades culturais.

A entrada custa 35 reais e crianças menores de 10 anos não pagam.

Serviço:

Data: 02 de agosto de 2014, Sábado.
Horário: 20h30
Local: SAMA Clube Armênio.
Endereço: Av. Professor Ascendino Reis, 1450 – São Paulo/ SP

 *Herissé

Segundo a definição no site Cozinha Armênia, de Myrna Kouyomdjian, quer dizer carne ou galinha cozida com cevada em aveia como consistência, e é um prato típico de inverno.


 

Saiba mais sobre cada uma das comemorações, abaixo:

 

25 de julho de 1897  –  116° Aniversário da Incursão de Khanassor. 

A incursão (ou expedição) de Khanassor foi um ataque perpetrado por um grupo de “Fedayis” (soldados voluntários) armênios contra a tribo curda “Mazrig”, no dia 25 de julho de 1897. A ação foi decidida e organizada pela Federação Revolucionária Armênia – Tashnagtsutiun.  Clique aqui e leia mais sobre Khanassor! 

 

10 de agosto de 1920  – 93° Aniversário da assinatura do Tratado de Sèvres  

Tratado de Sèvres foi assinado no dia 10 de agosto de 1920 em Sèvres (cercanias de Par¡s), entre o governo do sultanato (otomano) da Turquia e os estados aliados vencedores na primeira guerra mundial – 1914 a 1918 (Grã-Bretanha, França, Itália, Japão, Bélgica, Grécia, Polônia, Portugal, Romênia, Armênia, Checoslováquia, reino servo-croata, Hedjaz).

Avedis Aharonian assinou o Tratado em nome da República da Armênia. Aharonian e o dirigente da delegação Nacional dos armênios do Ocidente, Boghos Nubar, firmaram com os principais estados aliados um documento complementar, alusivo aos direitos das minorias nacionais, as relações diplomáticas e comerciais. Clique aqui e leia mais sobre Sèvres!

 

27 de julho de 1983 – 30° Aniversário da façanha de Lisboa 

Já se passaram 31 anos do sacrifício de Sarkis Aprahamian, Setrak Adjemían, Vatché Daghlian, Ará Kelechian e Simon Yavneian.

Cinco jovens valentes cerraram seus olhos para que os olhos recém abertos das novas geraçõs veem e os corações se fortaleçam com a pátria libertada. Aquilo foi uma operação à qua podemos chamar de patriotismo, autossacrifício e total ded¡cação. Sim, ele dedicaram o mais valioso, a própría vida, porque acreditavam que sem a pátria, sem nossas terras, não pode haver vida nem futuro. Clique aqui e leia mais sobre o Lisbon 5! 

Matérias Relacionadas
Esportes

Armênia recebe Portugal em Yerevan na estreia das Eliminatórias da Copa de 2026

Seleção armênia enfrenta os lusos neste sábado (6), às 13h de Brasília, no Estádio Vazgen…
Leia mais
Esportes

Noah vence Olimpija e garante vaga na fase de liga da Conference League

Clube armênio confirma classificação inédita pela segunda temporada seguida, após campanha…
Leia mais
Cultura

Armênia está prestes a disponibilizar seus manuscritos antigos online e de graça

Entre as colunas de exaustos armênios étnicos que fugiam dos massacres em massa realizados pelos…
Leia mais

Deixe um comentário