Hamazkayin

Nairi no Hamazkayin | 6º dia: debate e visitas

Sexto dia do Fórum Estudantil de Verão do Hamazkayin (dia 24/07)

 

Nairi 2Por Nairi Zadikian:

Leia todos os relatos em -> www.estacaoarmenia.com.br/hamazkayinn

 


 

Nesta quinta-feira, o dia se dividiu em 2 etapas: visitas e debate.

10581278_10204181354117948_630781381_nDurante a manhã e início da tarde, fomos às igrejas de Surp Kayane, Hripsime e visitamos a Santa Sede de Echmiadzin e seu museu que guarda os tesouros e relíquias da nossa igreja como a lança que feriu Jesus durante a crucificação, entre outros…

Logo após partirmos de Echmiadzin, visitamos o sítio Zvartnots que fica bem próxima ao local. O que um dia foi a catedral de Zvartnopts, construída por ordem do Catholicos Nerses no século XII, hoje são ruínas tombadas como patrimônio da humanidade pela UNESCO.

Voltando ao hotel, tivemos uma palestra/debate, por parte dos professores Hrant Markarian e Claude Moutafian, com o tema “quem é o armênio?”. Na ocasião, foram enumerados as razões que nos levou ao mantimento da armenidade, como por exemplo: a adoção de alfabeto próprio e do cristianismo, emancipação da igreja apostólica armenia, surgimento dos partidos políticos, primeira independência, a batalha de Artsakh, entre outros.

Depois foram discutidos os fatores que, segundo os jovens, são responsáveis pelo mantimento da identidade armenia. Foram apontados pelos jovens questões como língua, religião, voluntariado por causas que nos interessam, armenidade, entre outros. Posso dizer que esse assunto nunca cessará, e esse tema ainda gerará muitas discussões aqui no fórum!

Terminamos o dia assistindo a dança da fonte de águas do Hanrabedutyan Hrabarak (Praça da Independência), que transmite toda a magia e vida ativa que existe aqui nessa cidade.

A atmosfera é incrível!

Matérias Relacionadas
Editorial

Nota de falecimento: James Onnig Tamdjian

O Portal Estação Armênia tem a dolorosa tarefa de anunciaro falecimento do Professor James…
Leia mais
Artsakh

O que eu não entendia sobre deslocamento até visitar Goris, na Armênia

Por Minahil Arif para a Civilnet O maior privilégio que uma pessoa pode ter é poder chamar um…
Leia mais
Esportes

O lendário treinador Nikita Simonyan morre aos 99 anos​

Nikita Simonyan, nascido Mkrtich em 12 de outubro de 1926 na cidade de Armavir, no sul da Rússia…
Leia mais

Deixe um comentário