Da RedaçãoTudo

Grupo de danças Kilikia do Hamazkayn(SP) comemorou 1º aniversário

No último domingo (18), o Salão Tchilian do Clube Armênio recebeu mais de duzentas pessoas que prestigiaram uma das mais importantes iniciativas culturais da comunidade armênia do Brasil: O aniversário de um ano de fundação do grupo de danças típicas armênias Kilikia, do Hamazkayn de São Paulo.

(Assista abaixo uma retrospectiva desse primeiro ano)

O primeiro ano do Kilikia foi marcado por atividades intensas com muitas conquistas e unindo os jovens em torno da cultura armênia. A churrascada (Khorovadz) comemorativa teve a participação de todo o grupo, unindo jovens, pais, diretores, colaboradores e simpatizantes em um ambiente festivo e de muita união. A Diretora do Grupo, Takui Sarkissian Tavares, apresentou o histórico do Hamazkayin do seu começo até os nossos dias e destacou o trabalho intenso de todos (leia abaixo). 

A década de 1920 coincide com convulsões políticas e culturais significativas na história do povo armênio. O Genocídio Armênio de 1915, executado pelas autoridades turco-otomanas , bem como o fim da Primeira República da Arménia de 1918 e as perseguições soviéticas que se seguiram causaram imenso caos. O estilo de vida , normas e costumes , bem como o pensamento dos armênios dispersos foi alterada de acordo com as novas circunstâncias. O povo armênio tinha sido deslocado . Foi necessário organizar e unir os armênios. Houve também a necessidade de criar uma nova intelectualidade armênia, que iria desenvolver e inspirar a nação dispersa. Além disso , jovens tinham de ser educado e livros acessíveis para os refugiados armênios tiveram de ser publicados. Isso tudo foi vital para manter a língua armênia viva dentro das escolas e das famílias. A escola , a língua , a literatura , e uma juventude educada e visionária foram os fatores essenciais na luta para preservar a identidade armênia. Um grupo de intelectuais armênios e ativistas que viviam no Egito – entre os quais estavam Levon Shant, Nigol Aghpalian, Vahan Navasartian, Dr. Hamo Ohanjanian, Kasbar Ipegian, Sdepan Yesaian e Minas Khachadourian iniciaram uma das mais importantes obras educativas culturais de uma nação de refugiados. Surgiu o Hamazkayin. Juntaram-se aos que eu já citei Hagop e Setrak Balekjian, Kourken Mkhitarian e Garabed Malkhassian todos com uma sólida formação intelectual. Os objetivos do Hamazkayn terminaram de ser redigidos na noite de 28 de maio de 1928. Em 3 de março de 1930 surgiu um dos primeiros grandes sonhos dos fundadores: Foi aberto o Liceu Armênio (Djemaran) Neshan Palanjian hoje Colégio Arslanian em Beirute. Em 1941, a escola teatral Kaspar Ipegian abriu suas atividades em Beirute. O Instituto de Estudos Armênios, que funcionou entre 1970 e 2005 lutou com todas as suas forças para formar especialistas pós graduados em cultura armênia. Desde sua fundação, foram 150 estudantes que hoje ocupam e trabalham em escolas e instituições armênias ao redor do mundo. Em 1980 surgiu o Liceu Hamazkayn de Marselha. Em 1986, a Escola Arshag e Sophie Galstian em Sydney na Australia. Desde 1995, o Comitê Central do Hamazkayin organiza o fórum estudantil de verão no Líbano , e desde 2002 , na Armênia. Hoje o Hamazkayin conta com filiais no mundo todo. No Brasil desde 2012, o Hamazkayn mantém o Grupo de Danças Kilikia, mais um patrimônio cultural da coletividade. Este é o Hamazkayn, orgulho da armenidade.

O Portal Estação Armênia parabeniza a todo o Hamazkaiyn de São Paulo por mais essa conquista. Para imagens da festa, clique aqui! Curta a página do Grupo no Facebook e fique por dentro de todos os comunicados e apresentações, clique aqui!

 

Matérias Relacionadas
Eventos

Exposição em São Paulo Celebra a Resistência e a Arte Armênia

No próximo sábado, dia 21 de setembro, São Paulo será palco da segunda exposição individual da…
Leia mais
Da Redação

Armênia Participará da Cúpula do BRICS na Rússia em Outubro

Fontes : Azatutyun A Armênia participará de uma cúpula do grupo BRICS…
Leia mais
Da Redação

AMADEE-24: Marte aterrissa na Armênia

Fontes : ArmRadio, OEWF O Fórum Espacial Austríaco, em cooperação…
Leia mais

Deixe um comentário