CulturaTudo

Saiba mais sobre a culinária armênia

A culinária armênia é mais conhecida do que se imagina: alguns pratos típicos, como a esfiha e o kibe, popularizaram-se mundo afora. No entanto, muitas pessoas a confundem com a gastronomia árabe. De fato, à primeira vista elas são parecidas, mas saboreando os típicos pratos armênios percebe-se que eles possuem suas particularidades.

A esfiha armênia (lehmeyun), por exemplo, possui um gosto diferente. Isso porque, diferente da temperada cozinha árabe, a armênia é rica em ervas aromáticas, além de vegetais, frutas e nozes.  A culinária é baseada em carnes e derivados do leite. Alguns ingredientes comuns são o picles e o trigo partido, que substitui o arroz.

imagem 01

O pão típico, chamado lavash, é parecido com um crepe e feito de farinha de trigo. Tradicionalmente, o pão costuma ser preparado em um fogão a lenha, o “tonir”. Entre os doces, destacam-se o kyata, que tem como base farinha, açúcar e manteiga, e o nazuk, um tipo de pão recheado.

Um dos símbolos da gastronomia armênia é o basturma, uma carne seca armênia que pode ser feita com carne de vaca, cavalo, carneiro, cabrito ou de aves. A basturma guarda uma história interessante: surgiu na época em que viajantes levavam carnes salgadas para se alimentar durante as longas viagens. Com o tempo, foram incorporadas ervas secas.

imagem 02

Já o sujuk é uma espécie de linguiça de carne de vaca, condimentada com pimenta, cominho e summac. Ele costuma ser servido cozido, e no preparo não é necessário adicionar óleo, já que a gordura do alimento é suficiente para fritá-lo. O sujuk é acompanhado geralmente de ovos, assemelhando-se ao bacon.

As sopas são um capítulo à parte. A mais conhecida é a khash, um caldo fervido durante um dia com especiarias, carne de vaca ou carneiro. Outra tradicional é a sopa de coalhada com kibe. Há ainda as versões frias, como uma preparada com hortelã e pepinos.

imagem 03

Quanto às bebidas, uma curiosidade: você sabia que o vinho pode ter origens armênias? Segundo artigo da Sonoma, o vinho teria surgido naquela região: “Em que momento, então, começou oficialmente a fazer parte da história? Exatamente a partir da domesticação das vinhas, a partir da Revolução da Agricultura. O mais aceito pelos pesquisadores é que sua origem está exatamente entre a Geórgia, Armênia e Turquia, numa região conhecida como Cáucaso. E há quanto tempo? Nada mais nada menos que 8 mil anos”.

Matérias Relacionadas
Esportes

Armênia recebe Portugal em Yerevan na estreia das Eliminatórias da Copa de 2026

Seleção armênia enfrenta os lusos neste sábado (6), às 13h de Brasília, no Estádio Vazgen…
Leia mais
Esportes

Noah vence Olimpija e garante vaga na fase de liga da Conference League

Clube armênio confirma classificação inédita pela segunda temporada seguida, após campanha…
Leia mais
Cultura

Armênia está prestes a disponibilizar seus manuscritos antigos online e de graça

Entre as colunas de exaustos armênios étnicos que fugiam dos massacres em massa realizados pelos…
Leia mais

Deixe um comentário