Genocídio ArmênioTudo

Boston clama pelo reconhecimento do Genocídio Armênio

Todos os anos – quando chega o mês de abril – os moradores da cidade de Boston (EUA) já estão habituados à presença de outdoors chamativos clamando pelo reconhecimento do Genocídio Armênio de 1915.

Não que o estado do Massachusetts, do qual Boston é a capital, não reconheça o crime contra os armênios e contra a humanidade. O Massachussets é um dos 43 estados norte-americanos que reconhecem este crime cometido pelo Governo Turco-Otomano, às sombras da primeira Guerra Mundial.

A cobrança por parte de Boston é dirigida ao presidente dos Estados Unidos e à ONU, que não reconhecem o Genocídio Armênio. A grande responsável pela iniciativa de espalhar os outdoors é a ONG Peace of Art, Inc., que desde 2003 vem pedindo fazendo esse tipo de publicidade.

A mensagem na arte produzida para este ano é “Reconhecer o crime do século, o Genocídio Armênio”, na qual a palavra “genocídio” funde-se com o número cem em alusão à aproximação do centenário do genocídio. 

“Negar o genocídio armênio é vitimizar ainda mais aqueles que pereceram e seus descendentes, é um ato de culpar as vítimas. Após um século de negação, é hora de colocar as ‘algemas’ sobre os criminosos. Para aqueles que pensam que, após o último sobrevivente morrer não haverá mais testemunhas e, com o passar do tempo o genocídio armênio será esquecido, saiba que todos os armênios são sobreviventes do genocídio, e enquanto o genocídio armênio permanece não reconhecido pelo Turquia, milhões de armênios ao redor do mundo vão exigir reconhecimento e justiça”, disse o presidente da Peace of Art, Daniel Varoujan Hejinian.

Boston é uma cidade com comunidade armênia bastante ativa e antiga, haja vista que é o local de fundação da HOM (Hay Oknutian Myutiun), entidade de ajuda humanitária armênia administrada por damas de origem armênia.

A Peace of Art, Inc. é uma organização sem fins lucrativos do estado de Massachusetts. Esta também não é a primeira vez que o Portal Estação Armênia retrata a iniciativa da Peace of Art, Inc em Boston, veja clicando aqui!

Sobre o autor

Artigos

Jornalista de formação, é editor-chefe do site Estação Armênia.
Matérias Relacionadas
Esportes

Armênia recebe Portugal em Yerevan na estreia das Eliminatórias da Copa de 2026

Seleção armênia enfrenta os lusos neste sábado (6), às 13h de Brasília, no Estádio Vazgen…
Leia mais
Esportes

Noah vence Olimpija e garante vaga na fase de liga da Conference League

Clube armênio confirma classificação inédita pela segunda temporada seguida, após campanha…
Leia mais
Cultura

Armênia está prestes a disponibilizar seus manuscritos antigos online e de graça

Entre as colunas de exaustos armênios étnicos que fugiam dos massacres em massa realizados pelos…
Leia mais

1 Comentário

Deixe um comentário