Onnig ComentaTudo

Onnig Comenta: Mais um privilégio – Richard Hovannisian em São Paulo

RichardNo próximo domingo dia 6 de abril, por brilhante iniciativa da UGAB de São Paulo, a comunidade armênia vai ter a oportunidade de mais uma vez e depois de alguns longos anos poder assistir uma importante palestra de um dos mais representativos e atuantes intelectuais armênios das últimas décadas.

 Nascido em Tulare, Califórnia, Richard Hovannisian é um expressivo representante da primeira geração da diáspora que iniciou o processo de reconstrução da historiografia armênia, o que possibilitou e capacitou as gerações futuras para o atual estágio de lutas da nação.

  As poucas leituras sobre a história contemporânea armênia que tive acesso na década de 1980, quando estava cursando minha graduação em Geografia na PUC-SP, eram sempre referenciadas ou escritas por Richard Hovannisian. 

 O Professor Richard Hovannisian se notabilizou pelos estudos detalhados sobre a 1ª República Armênia de 1918 e por conta destas pesquisas se transformou em uma das referencias para a compreensão profunda e minuciosa do Genocídio Armênio de 1915, já que em 1918 a República da Armênia nasceu da persistência de muitos dos sobreviventes dessa tragédia.

 O curriculum do Professor Hovannisian dispensa comentários ao longo dos seus cinquenta anos de carreira acadêmica. Trata-se de um verdadeiro monstro sagrado do conhecimento. Foi o primeiro historiador “estrangeiro” a ser indicado para a Academia de Ciências da Armênia em 1990.

  Seu conhecimento da Armênia Ocidental é transcendente a ponto de a UCLA (Universidade da Califórnia, Los Angeles) organizar e editar uma série de conferências e livros sobre cidades e regiões que geraram um inigualável acervo de informações que vão de Van a Kharpet, de Erzurum a Urfa além de toda a Cilícia Armênia.

  Creio que estamos diante de uma oportunidade única, um verdadeiro privilégio, em um momento extremamente importante para toda a nação armênia.

  O peso de Richard Hovannisian não se restringe a seus escritos e estudos. Trata-se de um hábil gestor de conhecimento, membro honorário de muitas Sociedades, grupos, casas editoriais, conselhos de faculdades.

Onnig Comenta 2014

Para finalizar e incentivar a todos, especialmente os jovens, digo: Richard Hovannisian é um dos pilares da armenidade na diáspora e responsável direto pela introdução do tema armênio em muitos meios acadêmicos. Richard Hovannisian é imperdível.

  Tenho certeza que meu leitor entendeu a minha verdadeira devoção a este mestre.  

****James Onnig Tamdjian é colunista do Estação Armênia e suas opiniões não refletem necessariamente às do portal.

Sobre o autor

Artigos

Professor de Geografia e Geopolítica. Fleumático, colérico, sanguíneo e melancólico.
Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
CulturaDa Redação

Batalha de Avarayr: Há 1573 anos os armênios se rebelavam contra o Império Persa

Em 2024 os armênios celebram os 1573 anos doVartanants, a celebração mais popular da Igreja…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais

1 Comentário

Deixe um comentário