Onnig ComentaTudo

Onnig Comenta: Mais um privilégio – Richard Hovannisian em São Paulo

RichardNo próximo domingo dia 6 de abril, por brilhante iniciativa da UGAB de São Paulo, a comunidade armênia vai ter a oportunidade de mais uma vez e depois de alguns longos anos poder assistir uma importante palestra de um dos mais representativos e atuantes intelectuais armênios das últimas décadas.

 Nascido em Tulare, Califórnia, Richard Hovannisian é um expressivo representante da primeira geração da diáspora que iniciou o processo de reconstrução da historiografia armênia, o que possibilitou e capacitou as gerações futuras para o atual estágio de lutas da nação.

  As poucas leituras sobre a história contemporânea armênia que tive acesso na década de 1980, quando estava cursando minha graduação em Geografia na PUC-SP, eram sempre referenciadas ou escritas por Richard Hovannisian. 

 O Professor Richard Hovannisian se notabilizou pelos estudos detalhados sobre a 1ª República Armênia de 1918 e por conta destas pesquisas se transformou em uma das referencias para a compreensão profunda e minuciosa do Genocídio Armênio de 1915, já que em 1918 a República da Armênia nasceu da persistência de muitos dos sobreviventes dessa tragédia.

 O curriculum do Professor Hovannisian dispensa comentários ao longo dos seus cinquenta anos de carreira acadêmica. Trata-se de um verdadeiro monstro sagrado do conhecimento. Foi o primeiro historiador “estrangeiro” a ser indicado para a Academia de Ciências da Armênia em 1990.

  Seu conhecimento da Armênia Ocidental é transcendente a ponto de a UCLA (Universidade da Califórnia, Los Angeles) organizar e editar uma série de conferências e livros sobre cidades e regiões que geraram um inigualável acervo de informações que vão de Van a Kharpet, de Erzurum a Urfa além de toda a Cilícia Armênia.

  Creio que estamos diante de uma oportunidade única, um verdadeiro privilégio, em um momento extremamente importante para toda a nação armênia.

  O peso de Richard Hovannisian não se restringe a seus escritos e estudos. Trata-se de um hábil gestor de conhecimento, membro honorário de muitas Sociedades, grupos, casas editoriais, conselhos de faculdades.

Onnig Comenta 2014

Para finalizar e incentivar a todos, especialmente os jovens, digo: Richard Hovannisian é um dos pilares da armenidade na diáspora e responsável direto pela introdução do tema armênio em muitos meios acadêmicos. Richard Hovannisian é imperdível.

  Tenho certeza que meu leitor entendeu a minha verdadeira devoção a este mestre.  

****James Onnig Tamdjian é colunista do Estação Armênia e suas opiniões não refletem necessariamente às do portal.

Sobre o autor

Artigos

Professor de Geografia e Geopolítica. Fleumático, colérico, sanguíneo e melancólico.
Matérias Relacionadas
Eventos

Novo documentário de Gary Gananian sobre Artsakh será exibido em São Paulo

Gary Gananian, um dos diretores de Rapsódia Armênia, acaba de lançar um novo documentário…
Leia mais
Genocídio Armênio

Mississippi reconhece o Genocídio Armênio

Fontes : ArmRadio O Mississippi tornou-se o 50º estado dos EUA a…
Leia mais
Cultura

'Cantos de um Livro Sagrado' vence festival É Tudo Verdade

O documentário Cantos de um Livro Sagrado, de Cassiana Der Haroutiounian e Cesar Gananian, venceu a…
Leia mais

1 Comentário

Deixe um comentário