EventosTudo

CNA-Brasil promove debate com pesquisador mexicano

4e5d67eb989b6O Conselho Nacional Armênio – representação Brasil – abre os eventos rememorativos ao 99º aniversário do início do genocídio armênio promovendo palestra com antropólogo e analista de relações internacionals mexicano Carlos Antaramian Salas.

Atendendo ao convite do CNA-Brasil, o professor Carlos Antaramian Salas (Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social, Cidade do México) vai participar de um debate abordando os seguintes temas: o genocídio armênio, a comunidade armênia no México e a luta contra a corrupção azerbaijana.

Prof. Carlos Antaramian Salas é graduado em Relações Internacionais pela Universidade Autônoma do México (UNAM), mestre e doutor em Antropologia Social pelo Colégio de Michoacán. Seus trabalhos são internacionalmente conhecidos e premiados. Obteve o premio de melhor tese de doutorado na categoría Ciências Sociais pela Academia Mexicana de Ciências.

Carlos Antaramian é também um militante da causa armênia e dos direitos humanos. Em um importante artigo, o professor denunciou as ações corruptas do governo do Azerbaijão para convencer a prefeitura da Cidade do México a instalar uma estátua do ditador Heydar Aleyev, ao lado de figuras como Gandhi, em um parque na capital mexicana. Sua ação, conjugada a outras iniciativas, foram fundamentais para o cancelamento do plano azeri.

Neste encontro teremos a exibição do importante documentário “Los armenios de La Merced” que retrata de forma ímpar a comunidade armênia mexicana, pouco conhecida das suas irmãs latino-americanas. Na oportunidade o Professor vai lançar o livro “Al filo de La muerte: las memórias de Hampartzoum Mardiros Chitjian”, sobrevivente do genocídio armênio” , obra ainda inédita no Brasil. Ao final teremos um coquetel de boas vindas ao Prof. Antaramian oferecido pelo CNA- BRASIL para todos os presentes.

HOMENAGEM –

Atendendo ao convite do CNA –BRASIL, o ex-Ministro da Justiça, José Gregori, que tantas vezes se pronunciou a favor da luta do povo armênio, vai abrilhantar o evento de exibição do filme “Los Armenios de La Merced” documentário do Professor Carlos Antaramian Salas, vindo especialmente da Cidade do México.

10013082_10202840451147637_178694735_nJosé Gregori é formado pela Faculdade de Direito da USP. Militante na área dos Direitos Humanos desde estudante universitário, na década de 50. Foi Deputado Estadual (1993/1997). Foi Secretario de Estado da Participação e Parceria do governo Montoro (1995/1997). Lecionou ética Profissional e Introdução a Ciência do Direito na PUC de São Paulo. Em 1997, assumiu a chefia da recém criada Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, cujo papel era conceder, coordenar e executar o primeiro Programa Nacional de Direitos Humanos, conforme previsto na Declaração e Programa de Ação de Viena. No início de 1999, foi elevado a Secretário de Estado para Direitos Humanos, com status de Ministro de Estado. Foi o principal responsável pela elaboração da lei que reconhece como mortas as pessoas até então dadas como desaparecidas durante a ditadura no Brasil. Ocupou a pasta da Justiça no Governo Fernando Henrique Cardoso. Foi embaixador do Brasil em Portugal de 2002 a 2004. Em janeiro de 2005, assumiu a presidência da Comissão Municipal de Direitos Humanos de São Paulo e, em 2009, foi nomeado Secretário Especial de Direitos Humanos da Cidade de São Paulo. Hoje é presidente da Comissão de Direitos Humanos da USP.

Em 2005, José Gregori foi um dos palestristas no evento da Cadeira de Língua e Cultura Armênia que rememorou os 90 anos do Genocídio Armênio na USP.

O CNA- BRASIL convida a todos para o evento que começa às 20:30 horas, dia 28 de março, no Salão Tchilian do Clube Armênio. Entrada franca. 


Informações:

Local: SAMA-Clube Armênio
Data: 28 de março de 2014
Horário: 20:30h

Matérias Relacionadas
ArtsakhDa Redação

Greta Thunberg denuncia a hipocrisia do Azerbaijão na COP29 e visita a Armênia

Fontes : Asbarez, News.am, ArmenPress Recentemente, a ativista…
Leia mais
Eventos

Exposição em São Paulo Celebra a Resistência e a Arte Armênia

No próximo sábado, dia 21 de setembro, São Paulo será palco da segunda exposição individual da…
Leia mais
Da Redação

Armênia Participará da Cúpula do BRICS na Rússia em Outubro

Fontes : Azatutyun A Armênia participará de uma cúpula do grupo BRICS…
Leia mais

Deixe um comentário