Via Asbarez –
Stepanakert – A seleção de Artsakh (Nagorno-Karabagh) estará entre as doze equipes participantes da primeira Copa do Mundo que será realizada para as equipes de fora entidade que comanda o futebol internacional, a FIFA.
O torneio será realizado em Ostersund, na região central da Suécia, entre 1 a 8 de junho, e será organizada pelo povo Sami, também conhecidos como lapões. O torneio será realizado sob a égide da CONIFA, uma organização guarda-chuva global para todas as equipes de futebol fora da FIFA.
Há mais de 5.500 etnias em todo o mundo e centenas de regiões isoladas que não têm uma instância internacional para jogar futebol internacional. CONIFA organiza o Campeonato Mundial oficial para as equipes de fora da FIFA, campeonatos continentais, torneios internacionais e copas combinadas com eventos culturais e intercâmbios de jovens.
Segundo o site oficial da organização, as 12 equipes são: Abkhazia, Aramean Suryoye, o Curdistão, Tamil Eelam, Zanzibar, Darfur United, Ellan Vannin, Quebec, Nagorno-Karabakh, Padania, Sapmi e Occitânia. A Associação de Futebol do Azerbaijão (AFFA) protestou contra a CONIFA, a Federação Sueca de Futebol e FIFA sobre a participação de Artsakh.