EsportesTudo

Armênia vence Bulgária e sonha com uma vaga na repescagem da Copa

Por Armen Kevork Pamboukdjian –

Na tarde desta sexta-feira (11) a Armênia venceu a Bulgária pelo placar de 2 a 1, com gols de Ozbiliz e Movsisyan, pelo penúltimo jogo das Eliminatórias Européias para a Copa do Mundo de 2014. A torcida armênia esteve presente em peso ao estádio Vazken Sargsyan, na Capital Yerevan, no dia em que a capital da Armênia completou 2795 anos de idade.

Antes da partida, tanto Armênia quanto Bulgária ainda cultivavam chances de se classificar para a repescagem caso ganhassem o jogo de hoje e o seguinte, na semana que vem, além de contar com uma vitória da já classificada Itália hoje, mais tarde, diante da Dinamarca, uma vez que os 8 melhores segundos colocados dos 13 grupos das Eliminatórias Européias se classificam para a repescagem que dará uma vaga na Copa.

Picture 2Com esses ingredientes o primeiro tempo foi tenso de ponta a ponta. A Armênia começou buscando o gol, mas dava espaços para os búlgaros no contra-ataque. A primeira etapa foi assim, até o último minuto quando o zagueiro búlgaro Bodurov cometeu falta na entrada de sua área e tomou o cartão vermelho. A Bulgária ficava com dez jogadores em campo. Na cobrança da falta, Araz Ozbiliz bateu com perfeição por cima da barreira pra abrir o placar. Armênia 1 a 0, pra alegria dos fãs armênios presentes ao estádio repúblicano.

A segunda etapa prometia um jogo mais calmo aos armênios, devido a superioridade numérica, tanto no placar como no número de jogadores, mas o que se viu foi uma Armênia afoita e que chegou apenas uma vez ao gol da Bulgária em 15 minutos de jogo na segunda etapa, enquanto os búlgaros assustaram o goleiro armênio Berezovsky por pelo menos 3 vezes em pouco mais de 10 minutos.

Aos 60 minutos o castigo veio com uma falta marcada em favor da Bulgária, e Ivelin Popov bateu com categoria para empatar. Com a igualdade no placar, nem Armênia nem Bulgária teriam mais chances de lutar por uma vaga. A partir deste momento o jogo que já era tenso ganhou contornos dramáticos.

Entretanto, após o gol de empate, o búlgaro Dyakov recebeu o segundo cartão amarelo após cometer falta e foi expulso, deixando a seleção da Bulgária com 9 jogadores. Era a chance que a Armênia precisava para marcar o segundo gol. Porém a seleção Armênia se mostrou afobada novamente e perdia quase todas as oportunidades, até que, novamente no final do período o grito de gol ecoou pelo estádio na capital Armênia. Aos 86 minutos, Movsisyan recebeu a bola entre 2 adversários, protegeu, invadiu a àrea e deu uma cavadinha para encobrir o goleiro adversário. Armênia 2 a 1 e fim de papo.

Veja os gols do jogo:

Agora a Armênia torce para a Dinamarca não vencer os italianos no jogo de hoje. Na próxima semana a Armênia enfrenta a já classificada e poderosa seleção Italiana, fora de casa, e precisa vencer para ter chances de se classificar à fase de repescagem.

Sobre o autor

Artigos

Jornalista de formação, é editor-chefe do site Estação Armênia.
Matérias Relacionadas
Eventos

Novo documentário de Gary Gananian sobre Artsakh será exibido em São Paulo

Gary Gananian, um dos diretores de Rapsódia Armênia, acaba de lançar um novo documentário…
Leia mais
Genocídio Armênio

Mississippi reconhece o Genocídio Armênio

Fontes : ArmRadio O Mississippi tornou-se o 50º estado dos EUA a…
Leia mais
Cultura

'Cantos de um Livro Sagrado' vence festival É Tudo Verdade

O documentário Cantos de um Livro Sagrado, de Cassiana Der Haroutiounian e Cesar Gananian, venceu a…
Leia mais

Deixe um comentário