EsportesTudo

Armênia encerra eliminatórias com empate honroso diante da Itália

A seleção de futebol da Armênia encerrou de maneira honrosa sua participação no grupo B das eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2014 após um 2 a 2 contra a tetracampeã mundial Itália, em pleno estádio San Paolo de Nápoles.

1381454_10151781507191859_264463697_nA equipe do técnico Vardan Minasyan precisava de uma vitória frente a já classificada seleção italiana e ainda torcia por empate ou derrota da Dinamarca diante da lanterna Malta, além um empate entre Bulgária e República Tcheca para assim buscar uma vaga na fase de repescagem, caso fosse uma das oito melhores equipes na segunda colocação de seus respectivos grupos.

A Armênia marcou logo aos 4 minutos com um chute cruzado de Movsisyan, após bobeada da zaga italiana. Aos 23 minutos, após outra bobeada, desta vez por parte da zaga armênia, Florenzi aproveitou cruzamento e de cabeça empatou a partida. As equipes foram ao vestiário com um 1 a 1, porém sabendo que Malta perdia de 4 a 0 para a Dinamarca, resultado que praticamente esgotava as chances da Armênia de conseguir a segunda colocação do grupo B e disputar uma vaga na repescagem.

Entretato os armênios entraram em campo na segunda etapa com bastante vontade de fazer o melhor papel possível. Aos 69 minutos Mkhitaryan aproveitou cobrança de escanteio e de cabeça recolocou a Armênia a frente no placar. A alegria durou pouco mais de 2 minutos quando Balotelli (em posição suspeita) recebeu a bola na área e só tocou para tirar do goleiro armênio Berezovski e salvar a Itália do vexame da primeira derrota em casa nas eliminatórias. Fim de jogo 2 a 2 na cidade de Nápoles e não foi dessa vez que a Armênia conseguiu sua primeira participação em um Mundial.

Assista aos gols da partida abaixo:


Com o resultado, a Armênia saiu de cabeça erguida da competição e deixa seu torcedor com esperanças de uma bela disputa nas eliminatórias para a Eurocopa de 2016, enquanto a Itália pode perder a condição de cabeça de chave na copa caso Colômbia e Uruguai vençam suas próximas partidas nas eliminatórias sul-americanas, o que colocaria os italianos no grupo de algum gigante no mundial em 2014 devido ao critério de se utilizar o Ranking da Fifa para desempate neste quesito.

No novo ranking, Espanha, Argentina, Alemanha, Suíça e Bélgica já estão na frente da Itália e serão cabeças de chave. Colômbia e Uruguai podem passar a Itália para nono na lista, já que o Brasil, independente do ranking, será cabeça por ser a sede da Copa. Vale lembrar que a Copa do Mundo é disputada por 32 seleções divididas em 8 grupos.

Outras partidas do Grupo B

Nos demais jogos do grupo da Armênia, a Dinamarca atropelou Malta por 6 a 0 e terminou na vice-liderança com 16 pontos, mas ficou fora da repescagem porque foi o pior segundo colocado de todos os grupos das eliminatórias europeias. A República Tcheca (15 pontos) superou a Bulgária (13 pontos) por 1 a 0. 

Sobre o autor

Artigos

Jornalista de formação, é editor-chefe do site Estação Armênia.
Matérias Relacionadas
Eventos

Novo documentário de Gary Gananian sobre Artsakh será exibido em São Paulo

Gary Gananian, um dos diretores de Rapsódia Armênia, acaba de lançar um novo documentário…
Leia mais
Genocídio Armênio

Mississippi reconhece o Genocídio Armênio

Fontes : ArmRadio O Mississippi tornou-se o 50º estado dos EUA a…
Leia mais
Cultura

'Cantos de um Livro Sagrado' vence festival É Tudo Verdade

O documentário Cantos de um Livro Sagrado, de Cassiana Der Haroutiounian e Cesar Gananian, venceu a…
Leia mais

Deixe um comentário