Da RedaçãoTudo

Ditador anti-armênio, Aliyev é reeleito pela 3ª vez como presidente do Azerbaijão

Asbarez –

aliyevO atual presidente do Azerbaijão é o virtual vitorioso no pleito presidencial. Ele vai ter um terceiro mandato de cinco anos concedido por uma expressiva votação. Dessa forma se estende um regime praticamente dinástico que governa o país a décadas. É sempre bom lembrar que o país foi governado pelo pai do atual Presidente, Aidar Aliyev que foi sucedido pelo seu filho, Ilham Aliyev, agora mais uma vez reconduzido a cargo.

A pesquisa de boca de urna feita pelo instituto independente Prognóstico, mostrou Ilham Aliyev levando quase 84 por cento dos votos. O principal candidato da oposição, o historiador Jamil Hasanli, teve cerca de 8 por cento, seguido por outros oito candidatos.

Hasanli, falando hoje a jornalistas, disse que seus partidários haviam filmado inúmeras violações voto.

“Infelizmente, muitos funcionários do governo estão envolvidos na falsificação de votos tornando-se cúmplices de um crime grave.”

Grupos de direitos humanos internacionais acusaram Aliyev de pressionar e perseguir críticos do governo.

Aliyev governa o país de 9 milhões desde 2003. Seu pai, Heidar Aliyev, que estava no comando durante a maior parte das três décadas anteriores, primeiro como chefe do Partido Comunista do Azerbaijão durante os tempos da União Soviética e, em seguida, como seu presidente .

O líder do Azerbaijão mostrou pouca tolerância com dissidentes e agora amplia seu poder em meio a pesadas criticas de observadores ocidentais.

Ao mesmo tempo, seu mandato está firmemente voltado a alianças com o ocidente mesmo o país sendo uma nação muçulmana xiita. Essa posição é favorecida pelos enormes recursos energéticos, petróleo e gás natural. Além disso o ocidente tem interesses em contrabalançar a influência da Rússia na região do Mar Cáspio.

Nos últimos anos essas vantagens permitiram um crescimento expressivo da economia. O PIB triplicou impulsionando a popularidade de Aliyev. Mesmo assim o país ainda conta com graves problemas de pobreza extrema. Contra os Aliyev existem ainda inúmeras denúncias de enriquecimento ilícito e corrupção.

Matérias Relacionadas
Eventos

Exposição em São Paulo Celebra a Resistência e a Arte Armênia

No próximo sábado, dia 21 de setembro, São Paulo será palco da segunda exposição individual da…
Leia mais
Da Redação

Armênia Participará da Cúpula do BRICS na Rússia em Outubro

Fontes : Azatutyun A Armênia participará de uma cúpula do grupo BRICS…
Leia mais
Da Redação

AMADEE-24: Marte aterrissa na Armênia

Fontes : ArmRadio, OEWF O Fórum Espacial Austríaco, em cooperação…
Leia mais

Deixe um comentário