Da RedaçãoTudo

Ossadas encontradas em Van podem ser de vítimas do Genocídio

Nesta sexta-feira, dia 04 de outubro, o site de notícias armênias Armenian Weekly divulgou uma matéria sobre ossadas encontradas na cidade de Van, historicamente ocupada por armênios, atualmente na Turquia.

skulls

 

A matéria em questão denuncia que “Caveiras e ossos, possivelmente do Genocídio Armênio, projetam se para fora do solo nas proximidades de uma escola na região de Van, citando notícia veiculada pelo jornal pro-curdo “Ozgur Gundem”.

schoolAinda segundo a reportagem, no ano passado durante a construção de uma escola primária na aldeia de Dağyöre (antigamente conhecida como Lli), localizada no distrito de Gevaş (nome turco para a localidade de Vosdan), foi descoberta uma vala comum que especialistas acreditam que seja de vítimas do genocídio armênio.

Os ossos ainda estão no mesmo local até hoje. Moradores relataram  que a vala comum provavelmente é de armênios que viviam na aldeia há cerca de um século.  Antes do Genocídio Armênio, o censo do Império Otomano observava 21 famílias armênias habitando a região de Lli/Dağyöre.

Restos mortais de armênios podem ser encontrados até hoje em localidades próximas ao deserto de Der-El-Zor, na Síria, onde há atualmente um museu e um memorial às vítimas dos massacres. Contudo, a região tem sido seriamente afetada pelo conflito naquele país e os lugares armênios não estão passando incólumes.

Sobre o autor

Artigos

Jornalista de formação, é editor-chefe do site Estação Armênia.
Matérias Relacionadas
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais
Artsakh

Armênia e Azerbaijão negociam proposta de paz em Artsakh e na fronteira do território armênio

Fontes : Asbarez, Asbarez, Armenpress Os ministros das Relações…
Leia mais

Deixe um comentário